IF HOJE: mercado estima crescimento menor do PIB em 2021 e alta moderada em 2022

O destaque desta segunda (20) é a divulgação da penúltima pesquisa Focus deste ano

Os novos dados do boletim Focus, divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central, reforçam a percepção de desaceleração da economia brasileira. Os agentes do mercado financeiro passaram a ver um crescimento menor do PIB (Produto Interno Bruto) em 2021, de 4,65% para 4,58%. A expectativa para a atividade econômica em 2022 foi mantida em uma avanço de 0,5%.

No cenário para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no encerramento de 2021, houve um leve recuo na estimativa, de 10,05% para 10,04%. Para 2022, o mercado subiu a projeção para a inflação, de 5,02% para 5,03% – acima da meta estipulada pelo BC, de 3,5%.

Já para a Selic, a previsão de elevação para 11,50% ao ano ao longo de 2022 foi mantida. A taxa básica de juros atualmente está em 9,25% ao ano.

Por que importa?

É importante estar atento às previsões econômicas antes de tomar decisões financeiras. Quanto mais altos os juros, mais caro o custo do crédito, mas, ao mesmo tempo, a renda fixa rende mais. No caso de desaceleração econômica, alguns setores e ativos podem sofrer forte desvalorização.

Como afeta os seus investimentos?

Caso piore o cenário para 2022, as ações brasileiras podem se desvalorizar, enquanto produtos de renda fixa pós-fixados ficam mais atrativos.

Fique por dentro

Ômicron avança

A variante ômicron do novo coronavírus está assustando a Europa e os mercados. A Holanda começou no domingo (19) um novo lockdown, enquanto o ministro da Saúde do Reino Unido não descarta adotar medidas mais rígidas para tentar conter a disseminação da ômicron.

Com edição de Denyse Godoy