IF Hoje: Com feriado nos EUA e parte da Europa, mercado olha para dentro e acompanha commodities

Na política, a semana começa com as discussões no Senado sobre o arcabouço fiscal e as articulações para a reforma tributária

A semana que começa terá como principal indicador o relatório de empregos dos Estados Unidos – Payroll – na sexta-feira (2), que irá trazer o principal número antes da próxima reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), no dia 14 de junho.

Hoje será um dia de pouca liquidez nos mercados acionários, dado que os Estados Unidos e boa parte da Europa celebrarão feriados, com seus respectivos mercados fechados para negócios.

O Ibovespa, então, será movimentado pelos fatores nacionais e os preços das commodities. Na China o minério vem sofrendo quedas seguidas, enquanto o petróleo espera o anúncio da Opep+ sobre um possível novo corte (ou não) na produção da commodity.

Destaque no Brasil será a divulgação do boletim Focus, na segunda, bom possíveis revisões para baixo nas projeções de inflação e de alta para o PIB 2023. Na terça-feira haverá dado de inflação pelo IGP-M, na quarta tem Pnad Contínua e Caged, trazendo os dados do mercado de trabalho por aqui.

Na última sexta-feira (26) a presidenta da distrital de Cleveland do Federal Reserve, Loretta Mester, afirmou que o progresso lento da queda da inflação dos EUA em direção à meta de 2% do BC é “preocupante”.

Mester se referia especificamente ao índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida pelo Fed e que mostrou nova aceleração em abril.

Com os preços ainda persistentemente elevados, Mester disse que qualquer decisão pode ocorrer na reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Feriados

Feriado bancário no Reino Unido

Feriado de Pentecostes na Suíça

Feriado nos Estados Unidos – Memorial Day

O Memorial Day é o feriado nacional que acontece anualmente na última segunda-feira de maio. A data homenageia os militares americanos que morreram em combate. Foi criado após a Guerra de Secessão, para celebrar os soldados da União e os Confederados que morreram na Guerra Civil.

Agenda

Brasil – Boletim Focus às 8h25

Japão – Taxa de desemprego, projeção de 2,5%.

Mercado na semana passada

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,77%, aos 110.906 pontos, enquanto o dólar fechou com perdas de 0,94%, para R$ 4,9881.

Na comparação semanal, o Ibov avançou 0,15% enquanto do dólar perdeu 0,16%.

No Brasil, os dados inflacionários trouxeram uma surpresa positiva para os investidores. O IPCA-15, prévia da inflação oficial do Brasil, registrou uma alta de 0,51% em maio, abaixo do projetado pelo mercado. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou alta de 4,07%, abaixo dos 4,16% registrados em abril.

O dado foi responsável por ajudar a segurar o Ibovespa no azul em seu primeiro pregão positivo da semana. Mas, além disso, o indicador também mostrou que é possível que a Selic caia mais cedo do que o esperado por aqui. O indicador, inclusive, levou os investidores a derrubarem os juros de curto prazo e as teses de que uma queda da taxa básica aconteça já em agosto começaram a ganhar força.

Com a inflação mais baixa que o esperado, os juros devem começar a cair. A perspectiva de início do processo de corte de juros tem impulsionado ações mais ligadas à atividade doméstica.

O teto de gastos no Brasil está com os dias contados. Portanto, o momento de virada do Ibovespa está perto e essa tendência está apenas começando. O avanço no Congresso das regras para o novo arcabouço deve reduzir o risco fiscal e manter o impulso no mercado doméstico, diante da mudança de perspectiva para os juros básicos.

É sempre importante ressaltar que não existe mais espaço fiscal para o gasto do governo aumentar e ajudar o país crescer.