IF Hoje: Mercado abre a semana de olho na negociação pelo aumento do teto da dívida nos EUA

O entrave do presidente Biden se dá na Câmara dos Representantes, onde o partido Democrata tem minoria e precisa negociar um maior aumento no teto da dívida
Pontos-chave:
  • No Brasil, governo tem semana decisiva para aprovar nova regra para as contas públicas. Entenda o que está em jogo

A semana se inicia com os investidores direcionando sua atenção aos Estados Unidos, aguardando o reinício das negociações sobre o aumento do teto da dívida pública. O presidente Joe Biden, inclusive, retornou antecipadamente da reunião do G7 para liderar as discussões com o Congresso. No Brasil, a semana começa com a expectativa de votação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, que deve ocorrer na quarta-feira (24).

Arcabouço fiscal: semana decisiva para o governo

A equipe econômica do governo Lula acredita que o substitutivo do relator, Claudio Cajado (PP-BA), não deve sofrer alterações significativas e, caso ocorram mudanças, serão no sentido de endurecer as regras e não flexibilizá-las.

O relator previu ontem votação entre terça e quarta-feira. O PT e deputados da base aliada, como PDT e PSB, pedem e retirada do Fundeb e do piso da enfermagem do limite de gastos imposto pela regra.

Claudio Cajado tenta convencê-los de que é mais viável manter as medidas dentro da meta fiscal, com a possibilidade de correção pela inflação e crescimento real e garante que o Fundeb continuará tendo aumento progresso ano.

A urgência do novo regime fiscal foi aprovada na semana passada por 367 votos favoráveis e 102 votos contrários, permitindo que o projeto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, caminhasse diretamente ao plenário, sem passar por comissões temáticas.

Focus

No cenário econômico, o boletim Focus do Banco Central apresentará as projeções dos agentes de mercado para a inflação e o crescimento do PIB em 2023 e 2024. É possível que haja modificações nessa pesquisa, considerando a redução dos preços dos combustíveis e a mudança na política de preços da Petrobras.

Continuando com as declarações dos membros do Federal Reserve (banco central americano) na última sexta-feira, hoje teremos discursos do presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, e do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, em um evento público.

Além disso, a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, fará um discurso direcionado a uma plateia composta por estudantes em outro evento.

Essas intervenções proporcionarão uma oportunidade para os representantes do Federal Reserve compartilharem suas perspectivas sobre a economia, política monetária e outros assuntos relevantes. As falas dos membros do banco central americano são acompanhadas de perto pelos investidores e analistas, pois podem fornecer insights valiosos sobre possíveis mudanças na política monetária e impactar os mercados financeiros.

Espera-se que os discursos de Barkin, Bostic e Daly forneçam uma visão mais abrangente da posição atual do Federal Reserve em relação à recuperação econômica, inflação, emprego e outros fatores que influenciam suas decisões de política monetária.

Agenda

Feriado no Canadá – Dia da Rainha Vitória

O Dia da Rainha Vitória é um feriado nacional e marca o início oficial da temporada de verão no Canadá. É um dia de descanso e lazer para os canadenses.

No Brasil tem Boletim Focus, às 8h25

PMI Industrial e PMI do Setor de Serviços na Austrália e no Japão

Na Zona do Euro tem o índice de Produção do Setor de Construção de março

Mercado na sexta

O Ibovespa fechou a sexta-feira (19) em alta de 0,60%, aos 110.769 pontos, tendo superado os 111 mil pontos ao longo do dia, enquanto o dólar fechou com ganhos de 0,56%, a R$ 4,9952, em mais um dia que a moeda americana ganhou força no exterior diante das outras divisas.

Na semana o Ibovespa avançou 2,12% enquanto o dólar acumulou alta de 1,4%.

Destaque para os frigoríficos cujas ações tiveram as maiores altas do dia após a retirada de suspensão de exportações da China e acordo com o Chile.