Morning call: com agenda restrita, mercado deve rever carteiras de investimentos nesta sexta-feira; confira

O principal indicador econômico será a divulgação de dados relativos ao setor de serviços

O morning call de hoje indica que com a agenda econômica reduzida nesta sexta-feira (9) o mercado tende a olhar para o retrovisor.

Sobretudo por conta da proximidade do Carnaval, que deixa a bolsa de valores fechada na segunda e terça-feira – o pregão só será retomado na quarta (14) a partir das 13h.

Assim, nesta sexta-feira, o principal indicador econômico será a divulgação, às 9h, de dados relativos ao setor de serviços de dezembro do ano passado. Diante disso, investidores devem rever suas carteiras de investimentos em busca de oportunidades.

Então, hoje antes da abertura do mercado, será a vez da Usiminas (USIM5) divulgar seu balanço referente ao quarto trimestre do ano passado.

Dessa maneira, a divulgação encerra uma semana marcada por balanços importantes, sobretudo do Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4).

Vale lembrar que a bolsa de valores fechou o pregão de ontem com expressiva queda de 1,33%, aos 128.216,92 pontos.

O dólar, por sua vez, fechou em alta de 0,53% contra o real e terminou o pregão cotado a R$ 4,9948.

Bolsas da Ásia fecham em leve alta em meio a feriados na Ásia

As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram os negócios desta sexta-feira em alta marginal, acompanhando leves ganhos em Wall Street, em meio a feriados que mantiveram os mercados fechados em várias partes da Ásia.

O índice japonês Nikkei subiu 0,09% em Tóquio, a 36.897,42 pontos, nova máxima em 34 anos, sustentado por ações de empresas que divulgaram balanços positivos, caso de Daifuku (+13%) e SoftBank Group (+8,7%). Ao longo da semana, o Nikkei acumulou alta de 1,31%.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo terceiro pregão seguido, com ganhos liderados pelo setor de tecnologia. O S&P/ASX 200 avançou 0,07% em Sydney, a 7.644,80 pontos. Na semana, porém, o índice registrou perda de 0,71%.

O contido apetite por risco na região da Ásia e do Pacífico veio após as bolsas de Nova York subirem levemente ontem, com novos recordes de fechamento do Dow Jones e do S&P 500.

Na China continental, assim como em Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul, os mercados não operaram hoje devido a feriados de ano novo.


Morning call: resumo da quinta em cinco notícias

Lula discursa em evento. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Então, entre as principais notícias do dia está a divulgação da inflação oficial de janeiro, a primeira do ano, e uma decisão que favoreceu a B3 (B3SA3).

Assim, houve também notícias importantes no campo político.

O presidente Lula voltou a criticar a Vale (VALE3) e o ex-presidente Bolsonaro sendo alvo de investigação da Polícia Federal. Confira algumas notícias importantes:

  1. Inflação de janeiro muda a trajetória do IPCA em 2024?
  2. Lula cobra Vale por solução para Brumadinho
  3. B3 tem decisão favorável de R$ 4 bilhões
  4. Bolsonaro é alvo de investigação da PF
  5. Itaú BBA vê recuperação do Bradesco mais difícil

Como fecharam as bolsas de Nova York

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, à medida que o salto de mais de 11% da Walt Disney, após balanço, se contrapôs à pressão dos Treasuries, que reagiram aos sinais de resiliência do mercado de trabalho nos EUA.

Apesar dos ganhos limitados, o S&P 500 chegou a alcançar a inédita marca de 5 mil pontos nos instantes finais do pregão, mas encerrou abaixo desse nível.

No fim, o índice Dow Jones subiu 0,13%, aos 38.726,33 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,06%, aos 4.997,91 – ambos em novos patamares recordes. No pico do dia, o S&P 500 tocou os 5.000,40 pontos. O Nasdaq avançou 0,24%, a 15.793,71 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires e do Estadão Conteúdo