O cantor e compositor Nando Reis entrará para o universo de criptoativos com o lançamento nesta quarta-feira (22) de uma carteira digital que dará acesso a uma série de conteúdos exclusivos como uma coleção de Tokens Não-Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) relacionados à carreira do músico, além de presentes e oportunidades de interação com fãs.
A empresa que irá operacionalizar o lançamento da carteira e dos fan tokens, em parceria com o selo Relicário, será a Abrakazum Entretenimento utilizando a plataforma norte-americana para comunidades NFT Moonwalk. A Abrakazum foi responsável no ano passado pelo leilão de um NFT de uma guitarra autografada por Kiko Pereira, do Roupa Nova.
A iniciativa é mais uma aproximação de grandes artistas com o mundo da criptoeconomia. Recentemente, a artista performática Marina Abramovic anunciou o lançamento da sua performance “The Hero”, de 2001, em uma coleção de NFTs. O rapper Kanye West, que já criticou os NFTs, registrou no final de maio uma série de propriedades intelectuais relacionada à tecnologia.
Em resposta ao questionamento enviado pelo Valor, Nando Reis afirmou que achou interessante o lançamento de uma carteira e não simplesmente de fan tokens porque permitiria que até quem nunca teve uma experiência com NFTs conseguisse acessar a novidade. “A ideia é trazer o fã para mais perto sem assustá-lo com todo aquele papo tecnológico. E mais, o objetivo é criar uma comunidade ativa em torno da carteira”, escreveu.
Reis disse ainda que conceitos como web 3.0, criptoativos, NFTs e metaverso o deixam entusiasmado porque abrem novas possibilidades de interação com o público. Na iniciativa que será formalmente anunciada amanhã, por exemplo, haverá um programa de recompensas no qual fãs podem ganhar “Nandos” por se engajarem com o artista ao curtir uma música no no Spotify e trocá-los por recompensas tais quais ingressos VIP para um show, por exemplo.