Dá para ter lucro com a inflação?

Parece difícil, mas é possível sim ganhar dinheiro com o IPCA e a gente te mostra dois investimentos que podem ajudar nesta empreitada

Quando a gente vai investir, o primeiro pensamento é quanto aquele produto irá render, correto? Desse modo, tem quem acredite que apenas o aumento dos juros influencia os investimentos. Porém, não é bem assim. A inflação também tem este poder sobre os ativos financeiros. O que pode ser um grande benefício para você. Ou seja, é possível sim ganhar dinheiro com a inflação.

Afinal de contas, ao usar o IPCA como indexador, você pode conseguir um rendimento acima da inflação, o que, claro, aumenta as chances de lucro. Olha só que maravilha.

Como ganhar dinheiro com a inflação

Então, para deixar o cenário ainda mais claro, a gente apresenta dois investimentos que podem te ajudar a ter lucro com a inflação. Veja só.

CDB IPCA+

Protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), este tipo de investimento é chamado de híbrido, pois une, em um mesmo pacote, uma parte prefixada e outra pós-fixada.

Além disso, vale saber que o CDB IPCA+ é emitido pelos bancos e possui um ponto importante: para entrar neste produto, pode ser necessário investir um valor mínimo, que varia entre as instituições financeiras.

Tesouro IPCA+

Este produto é considerado uma boa escolha para quem quer montar uma reserva de emergência. Isso porque, o Tesouro IPCA+ possui liquidez diária.

Por outro lado, como o intuito aqui é ganhar dinheiro com a inflação, fique atento, pois para conseguir tal feito com o Tesouro IPCA+, você precisará optar por investimentos de médio e longo prazos.

Inclusive, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido no Tesouro IPCA+, menor será a alíquota regressiva do Imposto de Renda sobre o lucro do investimento. Fica a dica!  

Além disso, este produto também é híbrido, ou seja, uma parte do rendimento pós-fixado e outra prefixada.

De acordo com o seu objetivo

Viu só como dá para ter lucro com a inflação? Então, agora é com você. Estudo mais sobre cada um destes investimentos e escolha aquele que esteja mais adequado ao seu perfil, e claro, aos seus objetivos.