Live IF: Reforma tributária vai impactar o bolso do investidor?

A jornalista Mara Luquet e o analista do JOTA, Vandson Lima, ainda vão explicar a proposta de alíquotas de tributos diferenciadas para as áreas de saúde e educação

Na live “Papo Inteligente” desta segunda-feira (12), a jornalista Mara Luquet e o analista política do JOTA em Brasília, Vandson Lima, falaram sobre o andamento do projeto da reforma tributária no Congresso Nacional.

Segundo Vandson Lima, o Brasil nunca esteve tão perto de uma reforma tributária porque há muitos setores econômicos alinhados em relação à necessidade de mudança no atual sistema tributário. “Está claro que o cenário tributário vigente é danoso, sendo preciso substituí-lo. Já há data para o projeto ser votado na primeira semana de julho”, afirmou Lima.

O analista do JOTA explicou que há a expectativa de que o governo tenha de entrar com dinheiro no fundo de desenvolvimento para equalizar a perdas que alguns estados venham a ter com a reforma tributária e, assim, implementação do imposto unificado IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

Também a proposta da reforma tributária deve vir com alíquotas especificas para educação, saúde, transporte público e agronegócio que é muito forte no congresso nacional.

A reforma tributária que está na Câmara é sobre o consumo. Não é sobre a renda. Por esse motivo, de acordo com Vandson Lima, tributação sobre lucros e dividendos, deve vir em outro projeto ou de outra maneira. “O assunto tem sido amadurecido no Congresso Nacional”, completou.

Neste momento, a discussão que está mais avançada é sobre a devolução de imposto pago por pessoas de baixa renda. Lima explicou que esse reembolso está sendo chamado de cashback.

Proporcionalmente, o imposto tem um custo maior para as pessoas de baixa renda. “Seria uma maneira de combater o que se chama de regressividade da estrutura tributária do país”, disse a jornalista Mara Luquet.

Promovida pela Inteligência Financeira, veja a live “Papo Inteligente” completa aqui.