- Home
- Mercado financeiro
- Calendário econômico
- Proclamação da República: veja o que abre e fecha no feriado
Proclamação da República: veja o que abre e fecha no feriado
Nesta sexta-feira (15), o Brasil comemora a Proclamação da República, feriado nacional. A data, aliás, marca também o último feriado prolongado deste ano. Os próximos feriados nacionais, 20 de novembro, dia da Consciência Negra) e 25 de dezembro, Natal, caem em uma quarta-feira, no meio da semana.
No Rio de Janeiro, a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 amplia a folga na capital fluminense, pois por lá foi declarado feriado municipal na segunda-feira (18) e na terça-feira (19). Veja, então, o que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro.
O que abre e o que fecha no dia 15 de novembro
Agências bancárias
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias no feriado da Proclamação da República.
Nos dias 18 (segunda-feira), 19 (terça-feira) de novembro, os bancos abrem normalmente. A exceção são as cidades em que há feriado municipal. É o caso da cidade do Rio de Janeiro, em que foi decretado feriado em razão da 19ª reunião do G20.
As transações via PIX ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, efetivam-se no dia útil seguinte ao feriado.
Os clientes podem, então, usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
Bolsa de valores (B3) e corretoras
A bolsa de valores (B3) também suspende as atividades neste feriado. As negociações, movimentações, contratações ou quaisquer atividades da instituição retomam as atividades normais na segunda-feira (18).
As corretoras de valores também estarão fechadas.
Já as negociações de criptomoedas via exchanges não param.
CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou também como fica o funcionamento da autarquia entre os feriados de 15 de novembro e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra):
- Não haverá expediente nos dias 15 e 20/11, feriados da Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra.
- Não haverá expediente na sede da CVM, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19/11 devido à Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, conforme determinado pela Portaria MGI 6.571/2024. Nos dois dias, haverá expediente nas regionais de São Paulo e Brasília.
Os dias 15 e 20/11/2024 não são úteis para fins de contagem de prazos. Já nos dias 18 e 19/11/2024, fica suspensa a contagem de prazos para efeitos do processo sancionador.
Como pagar as contas no feriado de 15 de novembro?
A Febraban orienta os clientes a usarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas no feriado.
É possível pagar, sem acréscimo, carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) que vencerem nos feriados no próximo dia útil seguinte.
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Por fim, boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Leia a seguir