- Home
- Mercado financeiro
- Venda na Black Friday é a melhor em 4 anos e supera projeções
Venda na Black Friday é a melhor em 4 anos e supera projeções
Dados publicados neste fim de semana por consultorias e varejistas mostram que a venda na Black Friday superou as estimativas. Isso tanto em lojas físicas quanto no on-line.
Segundo cálculo do Valor, era algo que não se verificava no digital desde 2020, ano de pandemia. O varejo teve desempenho acima do esperado por conta da covid. As lojas também tiveram desempenho positivo.
Em levantamento publicado pelo Valor na semana passada, as projeções eram de alta nominal, em valor, de 5% a 10% no comércio eletrônico, a depender da pesquisa, e havia expectativa de que as lojas pudessem surpreender em vendas.
Entre a quinta-feira e a manhã deste domingo, o faturamento nominal no on-line avançou 11%, segundo a empresa de dados Neotrust Confi. Indo para cerca de R$ 8 bilhões. A projeção inicial era de alta de cerca de 9%. É a maior taxa de expansão desde 2020, segundo levantamento do Valor.
Foi um crescimento sustentado pelo aumento de volume de pedidos, de 12%, para 14,4 milhões.
O valor gasto por compra praticamente não subiu, com alta de 0,8%, para R$ 555,17, portanto, com queda em termos reais, ao descontar a inflação acumulada. Os números mostram, porém, que outras pesquisas que citavam gastos podendo chegar a R$ 1.000 por consumidor estavam superestimadas.
As informações foram coletadas em parceria com a empresa Clearsale.
Segundo o superintendente comercial da Clearsale, Matheus Mansur, o pagamento da primeira parcela 13° salário na sexta da Black Friday, algo que não ocorria desde 2019, teve efeito no desempenho.
Outra pesquisa de uma parceira especialmente de grandes e médias varejistas mostra alta ainda maior.
Na sexta-feira, as vendas do on-line subiram 76% em relação ao dia anterior e 4% em comparação com 2023, segundo levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo.
Durante a semana, as vendas cresceram 5% na mesma base comparativa.
No caso dos marketplaces, que consideram operações de venda de produtos de lojistas parceiros, houve um aumento de 24% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Já na semana da Black Friday, entre os dias 25 a 29 de novembro, o faturamento subiu 45%.
As lojas físicas de moda, vestuário, confecção e calçados também apresentaram resultados positivos na data, relata o material.
Na sexta-feira, houve alta de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023 e de 33% em relação ao dia anterior. Já durante toda a semana de promoções, a venda em lojas avançou 13%. O setor de calçados teve um aumento de 15% nas vendas comparado à mesma data do ano passado.
Com informações do Valor Pro
Leia a seguir