Ações em alta: Suzano (SUZB3) recupera 3% após rumores de compra da Internacional Paper

Ações da Suzano (SUZB3) se recuperam de tombo após confirmação de interesse em ativos da Internacional Paper e lideram altas no Ibovespa

Poucas ações firmaram altas para entrar no bloco de ações em alta no Ibovespa, mas o papel da Suzano (SUZB3) liderou a lista. O ativo da companhia de papel e celulose se recuperou de quedas consecutivas após confirmar que estaria interessada em ativos da International Paper. A Lojas Renner (LREN3) ocupou o segundo lugar na lista de altas.

Por outro lado, as ações da MRV (MRVE3) caíram quase 5% por um corte de preço-alvo de analistas.de analistas. As ações acompanharam a queda do Ibovespa nesta quinta-feira (23), contaminado pela redução de expectativa de cortes da taxa de juros Selic.

Confira os principais destaques de ações em alta e em queda na bolsa de valores hoje.

SUZB3, LREN3 e mais ações em alta

O índice Ibovespa registrou queda generalizada nesta quinta-feira (23), com algumas exceções entre ativos.

Dois deles, os primeiros da lista de ações em alta, se recuperaram de tendências negativas dos últimos pregões.

A ação da Suzano (SUZB3) subiu após consecutivas sessões em baixa. A companhia confirmou, em nota, que possui interesse nos “ativos da International Paper”, após notícias de que estaria interessada em adquirir a concorrente global, segundo a Reuters.

Em resposta a um ofício da CVM e da B3 sobre oscilação atípicas das ações, a Suzano respondeu que “tem interesse nos ativos da International Paper.

“No entanto, reitera que inexiste, até o momento, qualquer acordo, vinculante ou não, tampouco qualquer decisão ou deliberação dos órgãos de administração da Companhia em relação a uma potencial operação, que contenham o mínimo de materialidade necessário à configuração de um fato relevante”, disse a Suzano na nota.

Além da Suzano, Lojas Renner (LREN3) registrou avanço na bolsa de valores hoje. As ações da varejista subiram 2,21% no Ibovespa.

Por outro lado, a XP Investimentos recentemente cortou a recomendação para o ativo, com previsões mais pessimistas sobre as vendas da Renner no segundo semestre.

Top 10 ações em alta do Ibovespa hoje

  1. Suzano ON (SUZB3): +3,68%
  2. Lojas Renner ON (LREN3): +2,21%
  3. IRB Brasil ON (IRBR3): +1,71%
  4. Marfrig ON (MRFG3): +1,37%
  5. Minerva ON (BEEF3): +1,10%
  6. Raizen PN (RAIZ4): +0,71%
  7. Arezzo ON (ARZZ3): +0,59%
  8. Prio ON (PRIO3): +0,59%
  9. Sabesp ON (SBSP3): +0,55%
  10. B3 S.A ON (B3SA3): +0,45%

Ações em queda: MRVE3, CFBR3 e mais

Por outro lado, as ações mais sensíveis a juros sofreram quedas nesta quinta-feira. O papel da construtora MRV liderou perdas, com queda de 4,79%, seguido pelo de Carrefour (CFBR3), com perdas de 4,50%.

“O mercado operou em baixa porque é reflexo de um cenário global mais desafiador”, destaca Charo Alvez, especialista da Valor Investimentos.

De acordo com Alvez, a queda do Ibovespa mostra que a tendência é de juros futuros maiores nos Estados Unidos, o que explica a fuga de capital para títulos do Tesouro dos EUA, os Treasuries, em busca de retornos.

“Isso na previsão de cortes da Selic. No meio do ano, essa expectativa se reduziu”, continua.

O Magazine Luiza (MGLU3) registrou desvalorização de 3,40% em sua ação na bolsa, que se aproxima do término de prazo uma operação de grupamento na proporção de dez para um.

Dez piores quedas do Ibovespa

  1. MRV ON (MRVE3): -4,79%
  2. Carrefour Brasil ON (CRFB3): -4,79%
  3. Magazine Luiza ON (MGLU3): -3,40%
  4. Hapvida ON (HAPV3): -3,18%
  5. Braskem PNA (BRKM5): -3,01%
  6. Natura ON (NTCO3): -2,81%
  7. Vibra ON (VBBR3): -2,77%
  8. Petz ON (PETZ3): -2,70%
  9. Ultrapar ON (UGPA3): -2,49%
  10. CSN Mineração ON (CMIN3): -2,40%