D+0, D+1, D+2

D+0 (ou D0), D+1 (ou D1), D+2 (ou D2) são prazos de resgate de investimentos, considerando apenas dias úteis. As siglas representam a quantidade de dias para o dinheiro cair na conta do investidor.

O que é resgate D+0, D+1, D+2?

D+0 significa zero dias para o resgate. O dinheiro cai na conta no mesmo dia em que é encerrada a aplicação. 

D+1 representa um prazo de um dia útil para o dinheiro resgatado cair na conta. Por exemplo, se o investidor encerra a aplicação na segunda-feira, a quantia em questão cai em sua conta na terça. Se resgata em uma sexta-feira, cai na segunda. 

Na mesma lógica, D+2 se refere ao prazo de dois dias úteis para o resgate e D+30, 30 dias úteis para o resgate. 

Além dos investimentos, a sigla D+ também é usada para descrever o tempo de compensações bancárias e transferências. Uma TED tem o prazo de D+0, enquanto o DOC tem o prazo de D+1. 

Mais ou menos liquidez 

Quanto menos dias necessários para a compensação, mais alta é a liquidez do ativo em questão.  

A compra e venda de ações, e de demais produtos de renda variável à vista, dura dois dias úteis para compensar. 

Geralmente os fundos de investimento têm prazos mais longos, de 30 dias, mas podem chegar a 60 e 90 dias úteis. Isso acontece porque o resgate de fundos depende do prazo de cotização e do de liquidação. 

O prazo de cotização é o tempo que o fundo leva para transformar a cota em dinheiro e dar saída ao cotista. O prazo de liquidez é o tempo que leva para o dinheiro cair na conta do investidor. Somados, eles resultam no prazo de resgate identificado como D+ na lâmina do fundo. 

D+0, D+1, D+2: Como tudo começou 

Com a mudança nos preços dos ativos cada vez mais dinâmica, tornou-se necessário o estabelecimento de um prazo para a conclusão do negócio. Dessa forma, em 1975, a SEC (órgão regulador do mercado nos EUA) determinou o prazo de cinco dias úteis para a liquidação do negócio. Em 1993, com o avanço da internet, a SEC encurtou este prazo para três dias úteis. Em 2017, o prazo caiu para dois dias úteis. 


Você também pode gostar
POR
Daniel Navas 21 nov. 2024, 17:22
Você conhece a estratégia de investimento usada por Warren Buffett e Luiz Barsi Filho?

Conhecida como "buy and hold", ela pode ser útil para sua carteira também; veja 10 possíveis ações que podem fazer parte desse modelo de investimento

POR
Martin Iglesias 20 nov. 2024, 11:00
Lições de investimentos a partir da Mega-Sena da Virada

Ganhar na loteria depende exclusivamente da sorte, enquanto o sucesso nos investimentos está ancorado em análises bem fundamentadas e planejamento estratégico

POR
Daniel Fernandes 20 nov. 2024, 08:00
Receio de perder dinheiro com criptoativos afeta mais de um terço dos investidores

O receio de perder dinheiro afeta mais de um terço das pessoas quando o assunto são criptoativos. Essa é uma das conclusões de pesquisa sobre o tema conduzida pela Itaú Digital Assets em parceria com a Mosaiclab. Assim, a proposta do levantamento era entender os hábitos de investimentos e necessidades do segmento. A pesquisa ouviu […]

2 min.
POR
Dirlene Silva 20 nov. 2024, 07:00
Consciência Negra: qual é a relevância da pauta woke para a economia?

Não há dúvida de que a representatividade é uma ferramenta poderosa para a construção de um ambiente inclusivo. Só assim todos podem se sentir pertencentes

Clique e veja mais