Entenda quem é o mercado financeiro e o que ele tem a ver com a sua vida

Você já ouviu falar que o mercado ficou ansioso, preocupado e até irritado. Mas quem é ele? O que come, onde vive?

Quem é o mercado financeiro? Não tô falando do mercadinho da esquina, onde a gente compra bolacha, banana e sorvete. Meu assunto é outro aqui.

Sabe quando a gente vê notícias dizendo que o mercado gostou de algo que aconteceu na política? O que ficou nervoso com uma coisa que aconteceu na economia? Já viu?

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Então, quem é ele? Ele é o senhor Carlos Alberto Mercado? O Walter Mercado? Não.

Quando a imprensa econômica fala do tal mercado, ela está falando de pessoas que estão principalmente no mercado financeiro. São pessoas que trabalham em bancos, fundos de investimento, empresas de investimentos, analistas, especialistas, enfim, toda essa galera.

Como faz saber o que mercado está pensando?

Tá, beleza. Mas como é que a gente fica sabendo o que ele está pensando, como ele está se sentindo? Como a gente descobre se ele está feliz, triste, empolgado, assustado?

Bom, existem alguns jeitos de saber isso. O primeiro é conversando com essas pessoas. Ou seja, entrevistando essas analistas, gestoras e analistas.

Outro jeito é olhando para os índices dos mercados financeiros, como o índice Ibovespa, os preços das ações e outros números que mostram para onde a grana está indo. Por exemplo, se uma empresa anuncia alguma novidade e o preço da ação dela cai, isso quer dizer que o mercado NÃO curtiu a novidade.

Ou se o governo brasileiro anuncia medidas econômicas que agradam o mercado, geralmente a Bolsa de Valores sobre e o dólar cai. E assim por diante.

Mas tome cuidado porque nem sempre as coisas são como elas parecem ser. Nem sempre dá para explicar o que está acontecendo de uma maneira simples.

Por isso, sempre busque fontes de informações de qualidade. Como a Inteligência Financeira, claro. E se você resolver se arriscar no mercado financeiro, vá com calma e procure a orientação de pessoas e instituições respeitáveis.

Tem gente por aí que jura que consegue ler a mente do mercado. Mas não caia em lorota, não. Ele é muito complexo e tudo acontece ao mesmo tempo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.