Dovish e hawkish
Dovish e hawkish são expressões em inglês utilizadas pelo mercado financeiro para qualificar a política monetária de um país. Dovish, ou dove, é uma política monetária estimulativa, de juros baixos. Já hawkish, ou hawk, se refere a uma política de juros altos para conter a inflação.
O que são as posturas dovish e hawkish?
Geralmente, uma postura dovish tende a beneficiar o mercado de ações, pois juros mais baixos estimulam ativos de renda variável e tomada de crédito. Por outro lado, um viés hawkish pode prejudicar os ativos mais arriscados, já que deixam a renda fixa mais atrativa. Além disso, juros mais altos encarecem empréstimos e financiamentos, o que pode desacelerar a economia.
Os agentes do mercado financeiro tendem a classificar os formadores de política monetária (membros dos Bancos Centrais) como dovish ou hawkish, de acordo com seus posicionamentos. Os que não têm uma posição bem definida são chamados de pigeons ou centristas. As classificações, porém, não são definitivas. A política monetária pode passar de hawkish a dovish, dependendo do contexto econômico em questão.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O que significa hawkish? E dovish?
Veja que interessante, traduzindo do inglês para o português, temos:
- Dove, que significa pomba.
- Hawk, que é falcão.
Segundo especialistas, há diversas explicações para o uso das aves. Uma delas é em razão do comportamento desses pássaros. Enquanto o falcão caça e ataca as presas, e simboliza a guerra — analogia a quando um Banco Central ataca a inflação subindo juros —, a pomba é o símbolo da paz — analogia ao Banco Central que corta juros e é pacífico com relação à inflação.
Além disso, há uma semelhança entre o patamar de voos destas aves e o patamar dos juros. Enquanto o falcão voa alto (juros mais altos), a pomba fica mais próxima ao chão (juros baixos). Os falcões costumam ter o foco em uma única presa por vez, levando o termo hawk a ser usado em contextos relacionados à atenção especial a um assunto em específico. No caso de política monetária, o foco de quem é hawk é a inflação.
Como tudo começou
Um dos primeiros usos do termo hawk para além de seu significado literal foi em 1812, pelo político americano John Randolph no início da guerra contra o Reino Unido. Ele chamou quem era a favor do conflito de “war hawk”, ou falcão de guerra, na tradução do inglês. Os contrários ao conflito acabaram sendo satirizados como doves. Desde então, passaram a utilizar hawk como sinônimo de pró-conflito e dove, como o contrário. Na Guerra do Vietnã, os termos ganharam destaque ao usarem-se para descrever os contrários e os favoráveis à investida americana. Com o passar do tempo, adaptaram os termos para diversos contextos, incluindo o econômico.