Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.

Quando um investidor possui ações de uma empresa listada na Bolsa de Valores, essa pessoa se torna dona de uma pedaço da empresa. O acionista pode comprar dois tipos de ações:

Ações Ordinárias (ON)

Essas ações dão direito a voto nas assembleias gerais e participação nas decisões da empresa. Quando o investidor adquire um número reduzido de papéis, ele não terá tanto potencial de controle sobre a companhia.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais não dão poder de voto ou decisão, mas dão preferência em caso de distribuição de dividendos e compensações. Em caso de falência, eles também serão compensados primeiro.

Tipos de acionistas

Existem três tipos de acionistas:

  • O controlador: é o titular de direitos de sócio e tem maioria dos votos nas decisões das assembleias;
  • O majoritário: tem mais da metade das ações da empresa, portanto, tem direito a voto e controle acionário;
  • O minoritário: possui poucos papéis, mas tem informações sobre a empresa e pode votar nas assembleias, mas apenas se possuir ações ordinárias.

Como os acionistas ganham dinheiro?

Existem as algumas formas, aqui vão três delas:

  • Quando recebem dividendos: quanto mais ações o acionista tiver, maior será seu ganho;
  • Com juros sobre capital próprio: os JCPs não podem ultrapassar 50% do lucro líquido do período, nem 50% dos lucros acumulados;
  • Na recompra de ações: apesar de ser mais comum nos Estados Unidos, a empresa pode readquirir suas próprias ações e as cancelar. Dessa maneira, o acionista se torna dono de uma porção maior da empresa.

Colaborou Anne Dias

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.