- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Quanto economizar para investir na aposentadoria?
Quanto economizar para investir na aposentadoria?
Economizar para investir na aposentadoria é uma escolha inteligente, mas que requer disciplina. Tanto eu quanto minha esposa, Larissa Amorim, nos organizamos para isso. Para definir o valor ideal que devemos contribuir mensalmente, usamos o método da renda líquida de acordo com a nossa idade atual.
Regra 1-3-6-9
Na prática, é bem simples. Usamos a regra 1-3-6-9 para definir o quanto da nossa renda será investida de acordo com a nossa idade. A regra indica o quanto é preciso poupar, mas não determina valores fixos, mas proporções específicas da sua renda. Entenda mais na tabela abaixo:
Um exemplo: eu e Lari estamos na primeira parte da tabela. Neste caso, subtraímos 15 da nossa idade, 28. Isso nos dá um valor mensal de 13% da nossa renda líquida para poupar. Na prática, se recebêssemos R$10 mil por mês, teríamos de separar R$1.300 para investir no nosso futuro.
Onde investir esse dinheiro?
Antes de tudo é importante entender o seu perfil de investidor. Assim, fica mais fácil saber quais as opções mais adequadas. Eu e Lari investimos em três classes de ativos. A primeira é a renda fixa, pelos CDBs e Tesouro Direto. Também investimos em ações de empresas que historicamente pagam bons dividendos e no mercado imobiliário, por meio dos fundos imobiliários.
Tesouro RendA+: uma nova opção para aposentadoria
Quanto antes você começar a planejar seu futuro, mais fácil será o processo. A boa notícia é que existem muitas opções de investimentos para fazer o dinheiro render com o passar do tempo.
No início deste ano, a Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a Secretaria de Previdência (SPREV) e com a B3 , lançaram um novo produto de investimento: o Tesouro RendA+. O produto foi pensado como um complemento para aposentadoria. Ao investir no RendA+, você tem a garantia de receber um montante todos os meses ao longo de 20 anos.
Como todo produto de investimento, ele tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, é uma opção acessível, com liquidez diária e correção mensal pela inflação. Por outro, pode ter taxas altas se resgatado antes do vencimento. Seja pelo Tesouro RendA+ ou outros produtos, o importante é começar.
Leia a seguir