- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Inscrições para a Academia Itaú de Criadores terminam nesta quarta (20)
Inscrições para a Academia Itaú de Criadores terminam nesta quarta (20)
-
O objetivo é profissionalizar produtores de conteúdo
-
Existem no mundo pelo menos 50 milhões de influenciadores; só no Instagram brasileiro são 9 milhões
Empresas citadas na reportagem:
Terminam nesta quarta-feira (20) as inscrições para a primeira edição da “Academia Itaú de Criadores”, iniciativa desenvolvida em parceria com a consultoria YOUPIX para profissionalizar produtores de conteúdo. O programa de capacitação é gratuito e tem como objetivo dar ainda mais autonomia a quem atua em um mercado em grande ascensão: o de conteudistas para as redes digitais. O curso, totalmente online, será realizado em agosto, em duas etapas. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e um projeto de conteúdo ativo em uma rede social com o mínimo de 10 publicações.
Como é feita a seleção
Na primeira fase, serão selecionados 400 participantes e, destes, entre 30 e 50 irão para uma segunda etapa. Ao final, o banco selecionará os integrantes de um Squad Itaú Criadores, time destinado a criar conteúdos para as redes sociais da organização. Os interessados podem se inscrever nesta página.
O Itaú Unibanco busca, com a iniciativa, ser um aliado dos criadores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do setor. O curso capacitará os selecionados para produzir conteúdos de acordo com as plataformas digitais em que atuam, organizar postagens e calcular o orçamento para cada trabalho desenvolvido. Irá, também, ampliar o conhecimento dos participantes oferecendo disciplinas como “empreendedorismo e projeto” e “valores e propósitos”, entre outras. A YOUPIX, empresa parceira do Itaú no projeto, é uma das principais consultorias brasileiras especializadas em negócios para a Creator Economy.
“Esse projeto é a materialização da nossa promessa como empresa e como marca, a de ser um Itaú feito com as pessoas. E o ‘feito com você’ só é de verdade quando a gente cresce junto, então a proposta é criar uma estrutura de fomento para este mercado que cresce muito, e que já faz parte do DNA da nossa comunicação.
O Itaú já vem trabalhando com os criadores de conteúdo há um tempo e, a partir dessa experiência, junto com a YOUPIX, percebemos a necessidade de capacitar mais criadores de conteúdo para ampliar e acelerar o desenvolvimento de seus trabalhos, oferecendo conhecimento, estrutura e segurança para que eles possam fazer aquilo que amam, de maneira profissional”, afirma Thaiza Akemi, superintendente de Marketing do Itaú. Segundo a executiva, esta é a primeira edição do projeto e, futuramente, serão abertas novas turmas, a fim de capacitar mais criadores para lidar com este momento de crescimento econômico do setor.
O que é a Creator Economy
Segundo Bia Granja, fundadora e CCO da YOUPIX, e uma das principais referências sobre o mercado de influência no Brasil, a Creator Economy é composta por empresas que oferecem serviços e ferramentas para criadores de conteúdo (os creators) poderem prosperar nos negócios.
“Este setor já é bastante desenvolvido nos EUA e começou a crescer no Brasil há cerca de dois anos, com o crescimento do mercado digital na pandemia. Hoje temos um desafio de educação e profissionalização desse mercado, e o apoio de empresas com o Itaú é fundamental nesse sentido”.
Ainda de acordo com a especialista, atualmente há, somente no Instagram, 9 milhões de usuários brasileiros criando conteúdos. Pesquisas também comprovam o rápido avanço desse mercado. Dados da SignalFire, empresa de Venture Capital, mostram que pelo menos 50 milhões de pessoas no mundo se consideram creators ou influenciadoras.
O que é a YOUPIX
Com 16 anos de atuação no mercado, a YOUPIX se tornou o principal hub de conexões e negócios para o mercado de conteúdo e influência digital do país. A empresa é a única consultoria voltada Creator Economy na América Latina. Através de metodologias de consultoria, educação e think tank, a YOUPIX oferece soluções para marcas e criadores identificarem e criarem narrativas – próprias ou compartilhadas – que tenham relevância cultural, impacto e construam negócios.
Leia a seguir