Influenciadores de investimentos ganham 36 seguidores por minuto

Segundo a Anbima, 91,5 milhões de pessoas ouviram e assistiram os 406 mil posts publicados em 2021
Pontos-chave:
  • Números consideram dados públicos dos perfis
  • Influenciadores atendem à demanda dos investidores por informações simples e informais

Você já se deparou com algum post sobre o comportamento do dólar, um comentário no Instagram sobre a volatilidade das ações ou até mesmo uma discussão sobre criptomoedas? Pois é, esses assuntos se tornaram cada vez mais comuns nas redes sociais. A segunda edição da pesquisa “FInfluence: quem fala de investimentos nas redes sociais”, feita pela Anbima, mostra esse crescimento tanto no número de influenciadores quanto de seguidores. Entre 6 de fevereiro e 31 de dezembro do ano passado, o levantamento identificou 277 influenciadores ativos, o que representa 11 influenciadores a mais do que a primeira edição da pesquisa, entre setembro de 2020 e fevereiro de 202.

Aumento no número de seguidores

Mas o número que de fato chama atenção é o de seguidores, que alcançou a marca dos 91,5 milhões, o que representa um crescimento de 23,6% comparado à primeira pesquisa. Considerando esse aumento e o tempo da pesquisa, isso significa 36 seguidores a mais por minuto. É importante lembrar que, não necessariamente o número de seguidores significa número de pessoas, uma vez que uma mesma pessoa pode seguir o mesmo influenciador várias vezes, em diferentes redes sociais.

Esses influenciadores foram responsáveis por 406 mil publicações em seus perfis, o que representa um novo post a cada dois minutos. Comparando com a pesquisa anterior, que identificou 160 mil posts, houve um aumento de 153%. Do total das publicações, 62,5% foram no Twitter, vindo bem abaixo o Instagram e o Facebook, com 15,6% e 12%, respectivamente. Apesar da ainda baixa participação, o Face e o Instagram ganharam um pedaço do mercado do Twitter de uma pesquisa para outra. Enquanto o Twitter perdeu 8,5 pontos percentuais (caindo de 71% para os atuais 62,5%), o Face ganhou 3,6 pontos (indo de 8,4% para 12%) e o Insta, 3,8 pontos (subindo de 11,8% para 15,6%).

Apenas dados públicos

Vale destacar que todos os números consideram dados públicos dos perfis dos influenciadores nas redes sociais. Existem dados de engajamento e audiência que são privados e que, portanto, somente o dono do perfil tem acesso a eles.

Para Marcelo Billi, superintendente de comunicação, certificação e educação de investidores da Anbima, esses números são a prova de que os influenciadores vieram atender a uma enorme demanda dos investidores (especialmente os de menor porte) por informações e da forma mais simples e informal possível, o que muitas vezes eles não encontram em bancos e corretoras. “Essa enorme busca por influenciadores mostra que em muitos momentos os investidores procuram nesses canais um aconselhamento financeiro, uma conversa de igual para igual, que em muitos momentos as instituições financeiras não estão conseguindo atender”, disse Billi ao Valor Investe.

Quais são os influenciadores mais seguidos nas redes?

A pesquisa da Anbima mostra quais são os dez maiores influenciadores na área de investimentos. Vamos a eles, a partir dos que têm mais seguidores:

  • Economista Sincero, do economista Charles Mendlowicz;
  • Nathália Arcuri (perfil pessoal);
  • Bruno Perini, do canal “Você MAIS Rico”;
  • “Me Poupe!” (perfil institucional de Nathália Arcuri);
  • Primo Rico;
  • Gustavo Cerbasi;
  • Tiago Guitián Reis;
  • Ports Trader;
  • Café com Ferri;
  • Nath Finanças.

Com reportagem do Valor Investe