O que é o Copom? Como ele influencia seu bolso?

O Comitê de Política Monetária é o órgão do Banco Central responsável por definir a Selic, a taxa de juros básica da economia. Saiba mais no Glossário IF!

Antes de entender o que é o Copom, você precisa conhecer a Selic. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela influencia todos os juros do país, como as taxas dos empréstimos, financiamentos e investimentos. A Selic pode controlar a inflação, ou então, aumentar os juros e encarecer os empréstimos. Ela afeta diretamente nosso bolso.

Mas o que o Copom tem a ver com isso? Copom significa Comitê de Política Monetária, ele é o órgão do Banco Central responsável por definir a Selic! A taxa básica de juros, que ajuda a controlar a inflação brasileira. Fez sentido agora? O Copom calcula a Selic. Por isso, não dá para aprender sobre um sem falar do outro.

Copom se reúne para definir a Selic

A cada 45 dias, o comitê se reúne para decidir se vai subir, reduzir ou manter a Selic. Só o presidente do Banco Central e seus oito diretores participam das oito reuniões por ano, e o mercado fica tenso pra saber os resultados. Investidores especulam os números por dias antes das decisões serem oficialmente divulgadas no site.

O Copom analisa a inflação, a atividade econômica do país, dados de diversos departamentos econômicos, o cenário externo e as contas públicas para decretar o próximo passo. E tenta sempre se manter na meta que estabeleceram como ideal para garantir estabilidade econômica. A decisão de qual será a Selic é uma votação. Se tiver empate, a definição cai no colo do presidente do Banco Central, que é escolhido pelo Presidente do Brasil e deve ser aprovado pelo Senado em votação secreta.

Existem estratégias clássicas pra acelerar ou frear a economia do Brasil. Baixando a Selic, o consumo bomba, esquenta a economia, mas acaba aumentando a inflação. Agora se subir a Selic, dá aquela segurada na economia, o que impede que a inflação aumente. Ou seja, tem impacto na vida de todo mundo, inclusive dos investidores!

Saiba mais sobre o Copom e seu impacto na economia no Glossário IF!