Fechar
Papo de Finanças: dicas para declarar investimentos no Imposto de Renda
Nina Silva e Maju Marques dão dicas de como deixar tudo pronto para entregar sua declaração
Já estão pensando no Imposto de Renda? Pois é, está chegando a hora do encontro anual com o leão. Nina Silva e Maju Marques fazem um check list de tudo que precisamos prestar atenção, e conversam sobre como os seus investimentos devem aparecer na declaração.
A primeira dica, da Maju Marques, é: peça ajuda! “Quando eu ainda não podia pagar por um contador, buscava em faculdades que fazem o serviço em troca de doações de alimentos para instituições que eles apoiam”, conta.
As empresas e os bancos têm até 23h59 de 28 de fevereiro, segunda-feira, para enviarem os informes de rendimentos referentes ao ano de 2021. Por isso, fique de olho no seu e-mail. Se não chegar nada, pode cobrar seu banco. Você precisa do saldo em conta no último dia do ano, e dos investimentos. E do trabalho você precisa dos valores de todos os salários do ano passado, inclusive décimo terceiro e qualquer rendimento recebido pela empresa.
Normalmente, quem entrega a declaração antes recebe a restituição antes!
Então:
Um ponto sensível na declaração de pessoa física é saber o que fazer com investimentos! O recado principal é: tem que declarar tudo. Para a Receita ficar feliz, você precisa contar seus títulos de renda fixa, fundos de investimentos ou imobiliários, ações, ETFs, até a poupança e as criptomoedas. E na hora de focar na declaração, toda atenção é bem-vinda, já que existem particularidades de cada tipo de ativo.
Quer saber mais como preparar sua declaração e imposto de renda? Veja o Papo de Finanças!
Leia a seguir