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Brasileiro busca crédito barato, mas escolhe o que cobra as taxas mais altas
Há quem pense que na hora de contratar crédito os brasileiros não param para entender melhor sobre os produtos disponíveis no mercado. Vão até o banco e se endividam sem ver os detalhes da dívida. Mas não é bem assim. De acordo com levamento da Creditas em parceria com a Opinion Box, 97% das pessoas que já contrataram algum tipo de crédito fizeram pesquisas.
E o que os brasileiros mais querem entender foi sobre os juros cobrados (67%). Em seguida, aparecem o valor da parcela (60%) e o prazo de pagamento (56%).
Por outro lado, a maioria dos brasileiros ainda escolhe os créditos mais caros e com prazos menores. Como é o caso do cartão de crédito (65%) e do empréstimo pessoal (42%)
Crédito mais em conta ainda é desconhecido
A pesquisa, que entrevistou 1.506 brasileiros de todas as regiões do país e de diferentes classes sociais, trouxe também um contraponto.
No levantamento, constatou-se que modalidades de crédito com taxas mais competitivas, como o empréstimo com garantia de veículo, imóvel ou salário, ainda não tem grande adesão entre os brasileiros.
“Mesmo considerando a taxa de juros como principal critério de pesquisa pelo crédito, as pessoas continuam aderindo aos produtos tradicionalmente mais caros. Com isso, elas não exploram outras opções disponíveis no mercado e que são mais em conta”, afirma Guilherme Casagrande, educador financeiro da Creditas.
Ainda de acordo com o especialista, o crédito com garantia pode ser uma opção interessante para quem quer dar um fôlego no orçamento. “A possibilidade de se utilizar um bem como garantia na tomada de crédito contribui para taxas menores e um maior prazo de pagamento. E isso pode ser ideal para uma pessoa endividada e que precisa de mais tempo para se organizar”, comenta.
Onde as pessoas buscam informações sobre finanças?
O levantamento trouxe também que boa parte dos brasileiros (94%) encontra dados sobre planejamento financeiro e controle de gastos em buscadores na internet (41%), sites e aplicativos de bancos (39%) e influenciadores digitais (37%).
Mas, em contrapartida, as pessoas não possuem grande conhecimento sobre termos técnicos na hora de contratar um produto de crédito. De acordo com a pesquisa, 30% dos respondentes entendem conceitos como Custo Efetivo Total (CET), 21% conhecem a tabela de amortização e só 11% entendem da Tarifa de Abertura de Crédito (TAC).
“Essa informação mostra uma maior preocupação do consumidor em estar mais preparado para cuidar de suas finanças. Mas ainda é preciso evoluir no tema. Afinal de contas, a maior parte dos brasileiros ainda contratam créditos muito caros e nada saudáveis”, analisa Casagrande.
O que está por trás do endividamento
A pesquisa também foi atrás de entender quais são as principais causas do endividamento dos brasileiros.
De acordo com os respondentes, os motivos são:
- Despesas inesperadas (30%);
- Uso excessivo do cartão de crédito (27%);
- Parcelamento do cartão (24%).
Aumenta a busca por crédito em 2024
Para finalizar, o estudo comparou o comportamento dos brasileiros em relação à busca por crédito nos anos de 2022 e agora, em 2024.
E a conclusão foi a de que houve um aumento nas principais modalidades contratadas. Portanto, neste ano, os produtos de crédito que os brasileiros mais escolheram foram: cartão de crédito (65%), empréstimo pessoal (42%) e crédito consignado (28%). Já em 2022, os percentuais dos mesmos produtos eram 55%, 36% e 24%, respectivamente.
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