O que é melhor: comprar um carro zero ou optar pelo usado?
Ano novo, carro novo? Se você é do time que está com essa meta para 2025, prepare-se para fazer uma boa escolha. Aliás, vale a pena comprar um automóvel usado? Ou o carro zero é sempre uma boa opção? Para ajudar com essas questões, o planejador financeiro Idean Alves ensina: “Considere que carro é um passivo, vai trazer despesas para o seu orçamento e desvalorizar com o tempo”. Por isso, primeiramente, é preciso avaliar qual opção irá acarretar menos desfalque no seu bolso e menor custo no longo do prazo, com manutenção, reparos, impostos e seguro.
Quanto custa, em média, um carro zero?
O preço médio para curtir um carro com aquele cheirinho de fábrica está em torno de R$ 151,4 mil, segundo a Jato Dynamics.
“Não adianta, porém, economizar na hora da compra e optar por um usado que vai dar problemas constantes”, explica o planejador financeiro.
Por outro lado, pode ser pior ainda pagar por um novinho modelo popular, o preço de um automóvel de luxo.
Então, para evitar cair nessas frequentes ciladas do mercado automotivo. Assim, veja abaixo as recomendações dos especialistas antes de ir às compras.
Como driblar a brusca desvalorização do carro novo?
Provavelmente, você já ouviu falar que o carro novo desvaloriza até 20% assim que sai da concessionária. Contudo, só esse indicador não torna o zero um mal negócio. É preciso, assim, avaliar todo o contexto.
Considere, por exemplo, o Fiat Mobi Like 1.0, 2025, o modelo mais barato dos carros populares novos, que tem o preço sugerido de R$ 75 mil. Se você pesquisar pelas as concessionárias, pode conseguir encontrar ofertas – até 15% de desconto – chegando aos R$ 63 mil, conforme as condições de pagamento. Com essa diferença, você já reduz o ônus da desvalorização do zero.
Já o seminovo 2023/24 tem o preço sugerido de R$ 53 mil (na tabela Fipe). Ou seja, uma diferença de R$ 10 mil. Mas, é preciso avaliar as condições do usado para saber se o valor economizado compensa.
Além disso, vale tentar encontrar um modelo mais completo seminovo pelo mesmo valor que pagaria pela versão básica do zero KM. O Fiat Mobi, modelo Trekking – mais completo -, ano 2023, por exemplo, tem o preço sugerido de R$ 63 mil na tabela Fipe – mesmo valor que a versão zero KM básica. Resta saber se você vai encontrar um veículo em boas condições. Se isso acontecer, terá feito um bom negócio.
Vistoria antes sai mais barato que reparos depois
Na compra do usado é recomendado pagar um mecânico para fazer uma vistoria, avaliar o histórico, fazer um teste drive. Você deve verificar a documentação. Assim, não irá se surpreender com problemas técnicos ou legais.
Não se esqueça de considerar os gastos com IPVA, seguro e manutenção. Em geral, o carro novo tem essas despesas mais elevadas.
Carro usado na entrada
Colocar o seu carro usado atual na negociação é um bom negócio, seja para compra do novo ou seminovo. Assim, você reduz ao máximo o desembolso de recursos que economizou para compra.
Forma de pagamento
Outro ponto importante que você tem que considerar são os juros de um pagamento parcelado.
As taxas estão elevadas, e, sendo assim, os financiamentos encarecem, em muito, o preço final.
Assim, você corre o risco de pagar por um popular o preço de um automóvel alto padrão no final das contas.
Para evitar essas distorções, a entrada deve ser, no mínimo, de 30% do valor.
O que fazer?
Por tudo isso, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro, levantar quanto de fato você consegue pagar. Lembre-se: quanto maior é a entrada, menores ficam as prestações.
Além disso, pechinche descontos e tente valorizar o seu usado, que deve entrar na negociação.
Você vai ver que, no fim das contas, a diferença entre um carro zero e um usado em bom estado são pequenas. E tudo vai depender da sua disposição em arcar com as parcelas.
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