Real Digital: perguntas e respostas sobre a nova moeda brasileira

Saiba mais sobre o lançamento do Real Digital, seu funcionamento e as diferenças entre a moeda que usamos hoje

O Banco Central tem avançado nos testes e implementação do Real Digital, uma das próximas grandes inovações do setor financeiro. Aliás, a moeda digital do Brasil faz parte do chamado LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) do BC, em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

Inclusive, este laboratório também vem trabalhando em outros projetos que visam melhorar o sistema financeiro.

Perguntas e respostas sobre o Real Digital

Então, por ser um tema ainda recente, a moeda gera dúvidas. E foi pensando nisso que, a seguir, respondemos às principais perguntas sobre o projeto e o que vem por aí. 

O que é o Real Digital?

É uma versão do real, moeda brasileira, para o ambiente online. Dessa forma, baseado em blockchain, ela é classificada como uma Central Bank Digital Currency (CBDC), ou moeda digital de banco central.

Como comprar a moeda digital do Brasil?

O Banco Central ainda não divulgou detalhes a respeito deste tipo de transação. Por outro lado, o que se sabe até agora é que a moeda poderá ser armazenada em uma carteira virtual e utilizada em diversos serviços. 

Como funciona?

Será possível fazer compras, pagar boletos e realizar outras aplicações financeiras, além de haver a possibilidade de uso por empresas, para o pagamento entre instituições. Haverá uma paridade entre o real e a versão digital. Ou seja, 1 Real Digital sempre valerá 1 real.

Quando será o lançamento?

De acordo com o calendário de execução do projeto, o Banco Central deve começar os pilotos com configurações básicas no ano que vem. A partir daí, o lançamento oficial será em 2024.

O que muda com o Real Digital?

A moeda deve reforçar os conceitos de open banking e digitalização financeira, com soluções e aplicativos que funcionarão como um agregador da vida financeira.

Quais as diferenças entre o real físico e digital?

O digital nada mais é do que a moeda virtual brasileira. É uma versão digital do real impresso que já usamos. Portanto, tem o mesmo valor do dinheiro brasileiro de papel. A diferença é que a nova versão só poderá ser utilizada virtualmente.

A versão digital é uma criptomoeda?

Não, mesmo sendo baseado em blockchain. Ele é uma manifestação da moeda brasileira no formato tokenizado, com lastro do governo.