Ações da Gol (GOLL4; GOLL11): vale a pena investir?

Analistas de mercado se dividem; veja o que você deve levar em consideração

Desde sua viagem inaugural em 2001, a Gol Linhas Aéreas (GOLL4,GOLL11) vem alçando voos cada vez mais altos, em meio a turbulências, mas nunca deixando de figurar entre as maiores companhias aéreas do país.

De lá pra cá, comprou a Varig e a Webjet, se tornando a terceira maior empresa do setor em número de passageiros transportados, de acordo com o anuário de 2021 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Até o final do ano passado, foram vendidos mais de 500 milhões de bilhetes nos seus cerca de 4,2 milhões de voos em 21 anos de operação.

A empresa, pertencente à família Constantino, já viveu momentos de glórias desde o IPO, em 2004, quando teve o valor de face dos papéis lançado a R$ 26,57, e viu seu preço mais que triplicar em 2006, quando encostou na casa dos R$ 90.

Mas as turbulências também não foram poucas.

A companhia sobreviveu à recessão de 2016, quando suas ações chegaram a ficar abaixo dos R$ 2, a crises de endividamento agravado com a Covid 19, quando o preço ficou abaixo dos R$ 9 e, no momento, luta para se reerguer. 

E para isso, precisa ser rápida. Até meados de dezembro, as ações da empresa estão cotadas em algo em torno de R$ 7,11, valor mais baixo em seis anos e com perspectivas difíceis pelo caminho.

Risco de quebrar

De acordo com uma pesquisa recente da consultoria Economática, a Gol (GOLL4; GOLL11) é a empresa listada na bolsa com o maior risco de insolvência, ou seja, quebrar.

O estudo aponta que há uma probabilidade de 55%, e sua concorrente Azul (Azul4), vem em seguida (42%).

Além disso, as aéreas vivem uma batalha externa em função da escalada dos juros no mundo inteiro e do aumento do preço do petróleo.

Embora o valor da commodity tenha caído nas últimas semanas, para cerca de U$$ 77, o mercado espera para o ano que vem o barril cotado entre U$$ 90 e U$$ 100.

E vem daí o problema. O querosene de aviação representa cerca de um terço dos custos das aéreas no Brasil. E segundo a empresa, o custo de combustível subiu 165,4% no terceiro trimestre.

Como está o balanço financeiro da Gol

Aliás, o último balanço da companhia também mostrou números desafiadores.

Embora tenha registrado um prejuízo (R$ 1,5 bilhão) 38,7% menor do que no terceiro trimestre do ano passado, a dívida líquida ajustada da companhia encerrou o período em R$ 24,947 bilhões, um crescimento de 39,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.

E de acordo com dados divulgados pela direção da empresa, a Gol (GOLL4, GOLL11) tenta negociar com credores o vencimento de R$ 2,2 bilhões de dívidas que vencem em 2024, jogando para 2027 e 2029.

Por outro lado, alguns números da companhia foram bons. O resultado operacional foi de R$ 40,7 milhões no terceiro trimestre, contra R$ 752,5 milhões negativos do mesmo período do ano passado.

Além disso, a receita líquida foi de cerca de R$ 4 bilhões no terceiro trimestre deste ano, registrando alta de 109,4% em relação a 2021.

Outra notícia positiva para o setor veio há poucas semanas. O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP) que zera as alíquotas do PIS e da Cofins sobre as receitas das companhias de transporte aéreo até 2026. 

Segundo o governo, o benefício fiscal representará uma redução de custos para o setor aéreo de mais de R$ 500 milhões por ano. A MP tem vigência de 60 dias e pode ser estendida por mais 60. Após isso, o Congresso terá de decidir se a mudança será permanente.

Gol estava sob investigação

A Gol (GOLL4,GOLL11) anunciou em setembro que assinou acordos com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC, na sigla em inglês) para o pagamento de US$ 41,5 milhões em multas para o encerramento de uma investigação por pagamentos indevidos.

De acordo com a empresa, a investigação se referia a pagamentos de cerca de US$ 3,8 milhões realizados por meio da Gol, em 2012 e 2013, para pessoas politicamente expostas, incluindo autoridades do governo brasileiro, previamente divulgado em 2016.

Vale a pena investir em GOLL4 e GOLL11?

Apesar dos números e de todo esse cenário, o Citi tem perspectivas otimistas para a companhia aérea.

“A combinação de demanda reprimida, boa disciplina de capacidade, entrada em novos segmentos, como carga, parece continuar a apoiar um crescimento nas receitas por unidade tanto para Azul quanto para Gol”, diz trecho do último relatório.

Também para o BTG Pactual houve melhoras nos números do último balanço. “Os resultados do terceiro trimestre apontam para uma grande melhora, com a empresa registrando sua receita trimestral mais alta já que a demanda corporativa continua a se recuperar, os yields estão elevados e a empresa manteve uma boa disciplina de opex”, informa o banco.

Já para João Abdouni, analista da casa de análise INV, mesmo com a reabertura da economia, os custos das aéreas, principalmente com o de querosene de aviação, têm criado dificuldades para a recuperação. “A Gol (GOLL4, GOLL11) tem continuado a reportar prejuízos seguidos e com balanço de patrimônio líquido negativo. Dessa forma, não observo como um bom momento para investimentos nas ações das aéreas”, afirma.

Também para os analistas do Santander, a perspectiva não é otimista. Tanto que o banco reduziu o preço alvo do papel Goll4 de R$ 21,50 para R$ 9,30, queda de 57%.

Qual a diferença entre GOLL4 e GOLL11? 

As ações ordinárias da Gol são negociadas com o ticker (GOLL4).

Já o ticker GOLL11 se refere a subscrições. Estes bônus de subscrição emitidos e vigentes são exercíveis por seus titulares ao preço de exercício fixado em R$ 39,24, a qualquer momento até o dia 30 de julho de 2024 e 15 de julho de 2024, respectivamente.

Como comprar ações da Gol (GOLL4, GOLL11)?

As ações da Gol (Goll4,Goll11) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira.

Portanto, para comprar os papéis você precisa ter conta em corretoras ou distribuidoras de títulos e valores mobiliários cadastradas e autorizadas na B3.

Assim, a negociação pode ser feita de forma eletrônica até mesmo por meio de aplicativos em seu celular.