Três coisas nas quais você nunca deve investir

Opções para investir existem muitas. Mas algumas você não deve seguir de jeito nenhum. Te mostro quais.

Sempre venho aqui trazer dicas de investimentos. Pois eu já vi muita gente cometer erros de investidores principiantes. Aprendi que, mais do que saber investir, você deve saber primeiro em que não investir. Alguns sinais são bem claros, outros mais nebulosos, mas todos devem ficar bem longe do seu dinheiro. Veja a lista:

Nunca invista em algo que você não sabe

Este é um dos principais erros de investidores. Se você não domina um assunto, estude primeiro antes de tomar qualquer atitude. Não siga dica de amigos ou parentes. Cada um precisa saber exatamente em que está colocando o seu dinheiro. É o que dizem: quem ganha na sorte, perde no azar.

O Glossário da IF pode ser seu aliado neste momento. Lá você conta com vários termos do mercado, além de todas as classes de ativos para você estudar. Para você nunca mais confundir siglas, tipos de rendimentos, taxas ou outros termos financeiros. Ou também conte com os Guias da IF. Lá você pode ler tudo sobre inflação, como proteger o seu dinheiro, como investir em fundos imobiliários, e muito mais! Com estudo, você faz a escolha certa.

Nunca invista em pirâmides financeiras

Pirâmide financeira é um modelo de golpe em que participantes se tornam membros de um esquema com promessas de ganho rápido e alto, mas acabam perdendo dinheiro.

E como identificá-las? Quanto te oferecem dinheiro de forma segura e com rentabilidade fixas em produtos que são variáveis, como ações ou criptomoedas. Nisso você consegue identificar logo de cara que é furada.

Mas não é só esse golpe que circula na praça. Tem muitos outros, como do pix, das criptomoedas, roubo de dados, jogo do Foguete e muito mais. Fique sempre ligado na Inteligência Financeira para se livrar de vez deles.

Nunca invista antes de pagar suas dívidas

Nenhuma rentabilidade que você vier a adquirir será superior aos juros de um cheque especial ou rotativo. Portanto, se as suas despesas fixas ultrapassam 75% da sua renda, ou se você sempre precisa complementar a sua renda gastando no cartão de crédito ou cheque especial, fique esperto. Primeiramente, foque em quitar seus débitos antes de iniciar seus investimentos.

Aliás, olha essa dica: como um presente pelo aniversário de 1 ano da Inteligência Financeira, a redação reuniu alguns especialistas em planejamento financeiro para apresentarem dicas de como sair das dívidas em 12 meses. Dessa maneira, leia todas para sair dessa bola de neve.

Seguindo essas orientações, tenho certeza que você vai fazer boas decisões com seus investimentos. E eu e a IF estamos aqui para te ajudar.