Pirâmide financeira: o que é e como não cair nesse golpe

Neste vídeo do Gloassário IF, vamos explicar esquemas que parecem incríveis, mas são roubadas

Você sabe o que é uma pirâmide financeira e ela como funciona? 

Não acredite em milagre, lembre daquele provérbio que diz que quando a esmola é demais, o santo desconfia!  Essa história de resultados extraordinários é, na maioria das vezes, papo de golpista e custa caro.  Neste vídeo, vamos explicar esquemas que parecem incríveis, mas são pirâmides financeiras.  

Pirâmide financeira é o modelo de negócio em que participantes se tornam membros de um esquema com promessas de ganho rápido e alto, mas acabam perdendo dinheiro. Usamos a expressão pirâmide pelo modelo do negócio. Como funciona? Tudo começa no topo, com uma pessoa que convida um grupo para formar os “degraus” abaixo dela. Cada pessoa é responsável por recrutar seu próprio grupo, formando uma pirâmide, com o topo exclusivo e a base cada vez maior com novos membros.   

Os novatos investem para entrar no esquema, e assim, a base da pirâmide financeira vai sustentando o topo. Ou seja, o lucro dos membros de cima não vem do retorno do investimento, mas das taxas pagas por quem entra no sistema. Com o tempo, o negócio se torna insustentável, já que é impossível atrair novos participantes o suficiente para bancar toda a pirâmide. 

As pirâmides financeiras são confusas na hora de explicar como lucram, têm como prioridade recrutar mais gente, prometem muito e seduzem com a oportunidade de mudar de vida.  

Origem das pirâmides financeiras

O italiano Charles Ponzi foi um dos precursores das pirâmides financeiras. Na década de 1910, nos EUA, ele convenceu milhares a investirem em um esquema de selos postais.  Ele prometia dobrar seu investimento, mas só pegava o dinheiro dos novos integrantes e dava para os antigos. O boato é que ele tirava 250 mil dólares por dia em 1920.  

Até que chegou a hora em que todo mundo quis sacar seu dinheiro e não tinha para todo mundo O golpe entrou em colapso e ficou conhecida como “Esquema Ponzi”. 

Quer saber mais sobre as pirâmides financeiras e como evitá-las? Veja o vídeo. 


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira

Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 12h41
Magalu lança conta digital sem mensalidade e cartão de crédito para empresas

A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas

Valor Econômico Atualizado em 10.maio.2022 às 18h05
IR: restituição de quem deixou declaração para última hora poderá ser maior

Estratégia está sendo usada por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União

Isabella Carvalho Atualizado em 12.maio.2022 às 11h28
Pix parcelado: vale a pena usar?

Conheça a funcionalidade e as taxas cobradas, e saiba se a novidade é uma cilada