Pirâmide financeira: o que é e como não cair nesse golpe
Neste vídeo do Gloassário IF, vamos explicar esquemas que parecem incríveis, mas são roubadas
Você sabe o que é uma pirâmide financeira e ela como funciona?
Não acredite em milagre, lembre daquele provérbio que diz que quando a esmola é demais, o santo desconfia! Essa história de resultados extraordinários é, na maioria das vezes, papo de golpista e custa caro. Neste vídeo, vamos explicar esquemas que parecem incríveis, mas são pirâmides financeiras.
Pirâmide financeira é o modelo de negócio em que participantes se tornam membros de um esquema com promessas de ganho rápido e alto, mas acabam perdendo dinheiro. Usamos a expressão pirâmide pelo modelo do negócio. Como funciona? Tudo começa no topo, com uma pessoa que convida um grupo para formar os “degraus” abaixo dela. Cada pessoa é responsável por recrutar seu próprio grupo, formando uma pirâmide, com o topo exclusivo e a base cada vez maior com novos membros.
Os novatos investem para entrar no esquema, e assim, a base da pirâmide financeira vai sustentando o topo. Ou seja, o lucro dos membros de cima não vem do retorno do investimento, mas das taxas pagas por quem entra no sistema. Com o tempo, o negócio se torna insustentável, já que é impossível atrair novos participantes o suficiente para bancar toda a pirâmide.
As pirâmides financeiras são confusas na hora de explicar como lucram, têm como prioridade recrutar mais gente, prometem muito e seduzem com a oportunidade de mudar de vida.
Origem das pirâmides financeiras
O italiano Charles Ponzi foi um dos precursores das pirâmides financeiras. Na década de 1910, nos EUA, ele convenceu milhares a investirem em um esquema de selos postais. Ele prometia dobrar seu investimento, mas só pegava o dinheiro dos novos integrantes e dava para os antigos. O boato é que ele tirava 250 mil dólares por dia em 1920.
Até que chegou a hora em que todo mundo quis sacar seu dinheiro e não tinha para todo mundo O golpe entrou em colapso e ficou conhecida como “Esquema Ponzi”.
Quer saber mais sobre as pirâmides financeiras e como evitá-las? Veja o vídeo.
Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras
Novas tecnologias permitem diferentes usos, até como garantia e investimento. Entenda
Confira como fazer a consulta e saber se você tem direito a tirar até R$ 1 mil da conta do FGTS
O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira
Criminosos enviam e-mails com links falsos
A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas
Valores são mais em conta em relação aos do mercado
60% das transações são de até R$ 200
Eles têm retenção de 15% na fonte
Estratégia está sendo usada por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União
Conheça a funcionalidade e as taxas cobradas, e saiba se a novidade é uma cilada