Dica do especialista: debênture incentivada da Autopista Litoral Sul (PLSB1A)
Título paga IPCA mais 5,7% ao ano

Pontos-chave
- O objetivo das debêntures é usar o mercado financeiro para ampliar as fontes privadas para grandes projetos
- Há isenção de Imposto de Renda
Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
A dica de Victor Vietti, especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, no Manhã Inteligente desta quinta-feira (28) é a debênture incentivada que tem como emissor a Autopista Litoral Sul (PLSB1A). O papel foi lançado em outubro de 2021 e vence em outubro de 2031, sem resgate antecipado – é bom você ficar atento a isso. O título paga IPCA mais 5,7% ao ano. “Isso significa que ele mantem o poder aquisitivo e ainda dá uma remuneração”, afirma Victor.
Por que as empresas lançam debêntures incentivadas?
O objetivo das debêntures é usar o mercado financeiro para ampliar as fontes privadas de recursos para grandes projetos, que normalmente são dependentes de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por muitos anos. Em troca do dinheiro emprestado pelos investidores, as empresas pagam os papéis pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais um prêmio, com isenção de Imposto de Renda. As debêntures incentivadas têm como meta financiar projetos de infraestrutura, como rodovias.
O que é a Autopista Litoral Sul?
A Autopista Litoral Sul é uma concessionária de rodovias. A empresa foi fundada em 2008 e faz a gestão de 358 quilômetros do Contorno Leste de Curitiba e o Contorno de Florianópolis, que liga as cidades de Curitiba e Palhoça. O controle acionário da empresa está nas mãos da Arteris.
Sobre o Nosso Manhã Inteligente
Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.
Perspectiva de aprovação de projeto que reduz ICMS derruba precificação do IPCA
Empresa é a terceira maior credenciadora do país
Economia global pode estar à beira da recessão, acreditam os analistas Instituto de Finanças Internacionais
Mesmo com o cenário de alta volatilidade e incerteza na economia global, o primeiro quadrimestre registrou o melhor início de ano para esta classe desde 2009
Essa organização representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras
Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia
Muito do que vivemos hoje nasceu naquele período, mostra o livro Saga brasileira, de Miriam Leitão
É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos
Papéis da companhia de tecnologia estão em queda de 20% neste trimestre
O movimento reflete o enfraquecimento da moeda americana frente outras divisas emergentes
Investidores acompanham, contudo, movimentação na cena externa e processo sobre privatização da Eletrobras