Como surgiu o departamento de relação com o investidor?
A relação com o investidor virou uma atividade essencial para empresas e instituições que são ligadas ao mercado financeiro. Saiba mais!
Você sabia que a relação com os investidores apareceu pela primeira vez em 1953, nos Estados Unidos? A história é a seguinte: a empresa General Electric, criou um programa para se relacionar com os seus acionistas.
Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
E para que servia esse programa? Bom, a ideia era saber do que os acionistas precisavam, o que eles estavam pensando da empresa, esse tipo de coisa. A primeira coisa que eles fizeram foi uma pesquisa para levantar essas informações.
Relação com o investidor se tornou uma atividade essencial
De lá para cá, isso virou uma atividade essencial para empresas e instituições que são ligadas ao mercado financeiro. Aqui no Brasil existe até uma organização que representa os profissionais dessa atividade, o Instituto Brasileiro de Relações com os Investidores, que foi criado em 1997.
A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, tem um setor que cuida só das relações com o investir. Se você for no site da B3, vai ver uma série de documentos explicando como ela funciona, relatórios do que aconteceu em anos anteriores e comunicados falando de acontecimentos importantes.
Saiba mais sobre relação com o investidor na Entrevista da Semana
Você que investe em ações já usou o departamento de RI da empresa em que é acionista ? Aliás, sabe bem o que essa área faz? Relações com Investidores é um departamento cuja existência é obrigatória dentro de qualquer empresa que negocia ações na Bolsa de Valores . Seu objetivo é promover a comunicação da empresa com seus investidores, assegurando que as informações relevantes cheguem até eles.
Para saber mais sobre o assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Melissa Angelini. Ela é diretora de RI da Procaps Group, multinacional da área da saúde listada na bolsa NASDAQ. Tem 15 anos de experiência em mercado de capitais e em relações com investidores.
Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (20)
Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação
Moeda americana se desvaloriza em todo o mundo nesta manhã
Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA
Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras
Perspectiva de aprovação de projeto que reduz ICMS derruba precificação do IPCA
Empresa é a terceira maior credenciadora do país
Economia global pode estar à beira da recessão, acreditam os analistas Instituto de Finanças Internacionais
Mesmo com o cenário de alta volatilidade e incerteza na economia global, o primeiro quadrimestre registrou o melhor início de ano para esta classe desde 2009
Essa organização representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras
Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia