Como surgiu o departamento de relação com o investidor?

A relação com o investidor virou uma atividade essencial para empresas e instituições que são ligadas ao mercado financeiro. Saiba mais!

Você sabia que a relação com os investidores apareceu pela primeira vez em 1953, nos Estados Unidos? A história é a seguinte: a empresa General Electric, criou um programa para se relacionar com os seus acionistas

E para que servia esse programa? Bom, a ideia era saber do que os acionistas precisavam, o que eles estavam pensando da empresa, esse tipo de coisa. A primeira coisa que eles fizeram foi uma pesquisa para levantar essas informações. 

Relação com o investidor se tornou uma atividade essencial

De lá para cá, isso virou uma atividade essencial para empresas e instituições que são ligadas ao mercado financeiro. Aqui no Brasil existe até uma organização que representa os profissionais dessa atividade, o Instituto Brasileiro de Relações com os Investidores, que foi criado em 1997. 

A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, tem um setor que cuida só das relações com o investir. Se você for no site da B3, vai ver uma série de documentos explicando como ela funciona, relatórios do que aconteceu em anos anteriores e comunicados falando de acontecimentos importantes. 

Saiba mais sobre relação com o investidor na Entrevista da Semana

Você que investe em ações  já usou o departamento de RI da empresa em que é acionista ? Aliás, sabe bem o que essa área faz? Relações com Investidores é um departamento cuja existência é obrigatória dentro de qualquer empresa que negocia ações  na Bolsa de Valores . Seu objetivo é promover a comunicação da empresa com seus investidores, assegurando que as informações relevantes cheguem até eles.

Para saber mais sobre o assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Melissa Angelini. Ela é diretora de RI da Procaps Group, multinacional da área da saúde listada na bolsa NASDAQ. Tem 15 anos de experiência em mercado de capitais e em relações com investidores.


Você também pode gostar
Manhã Inteligente Publicado em 20.maio.2022 às 10h40
ETFs de renda fixa, privatização da Eletrobras, queda de lucro de empresas

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (20)

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h16
Bolsas asiáticas fecham em alta após China cortar taxa de juros

Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h09
Fundos de ações de Petrobras e Vale renderam até 25 vezes mais que o FGTS desde o lançamento

Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras

íon Itaú Atualizado em 20.maio.2022 às 07h15
O que explica o bom desempenho dos fundos multimercados desde o início de 2022?

Mesmo com o cenário de alta volatilidade e incerteza na economia global, o primeiro quadrimestre registrou o melhor início de ano para esta classe desde 2009

Glossário IF Publicado em 19.maio.2022 às 17h57 Duração 3 min.
O que é a Anbima?

Essa organização representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras