Por que a renda fixa é um investimento seguro?
Você já ouviu dizer que a renda fixa é um investimento seguro, certo? Mas por quê? O que dá essa segurança? Saiba mais no Me Explica na IF!
Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
Aposto que você já ouviu dizer que a renda fixa é um investimento seguro. Mas, por que ele é seguro?
Um dos principais motivos é a existência do Fundo Garantidor de Créditos, uma instituição que protege o dinheiro dos investidores e o sistema financeiro brasileiro.
O FGC foi criado em 1995, na era do Plano Real. A ideia era dar segurança para quem queria investir aqui no Brasil e incentivar as pessoas a aplicar seu dinheiro. O fundo cobre investimentos de renda fixa de até R$ 250 mil por CPF e por instituição. Ou seja, se a instituição financeira quebrar ou sumir com sua grana, o FGC te devolve o dinheiro.
Dessa maneira, você investe sem medo de ficar no prejuízo se alguma tragédia acontecer. E quem banca tudo isso? O próprio cliente, por meio de taxas bancárias. Uma parte delas vai para o FGC.
Por isso, e por ter alguma previsibilidade, a renda fixa é considerada o investimento mais seguro. Na renda variável, você não tem direito a essa mesma proteção. Mas não é para ter medo de renda variável não, hein? Estudando seus investimentos direitinho, você pode conseguir boas posições nas duas categorias de ativos.
Veja o Me Explica na IF e saiba mais sobre a renda fixa e o FGC!
FGC: tire suas principais dúvidas
No programa Entrevista da Semana, Anne Dias, editora da IF, conversa novamente com Daniel Lima, diretor-executivo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Na primeira entrevista, Lima falou sobre o FGC, quando começou, o que e quanto cobre. Daniel está de volta para responder dúvidas que os investidores e investidoras mandaram para a Inteligência Financeira.
Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação
Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia
A moeda americana ganhou força ante outras divisas nesta quarta
Howard Marks, da Oaktree, tem duas regras de ouro para cenários como o brasileiro
McCarthy fala, em entrevista a IF, dos impactos sobre os investimentos, a partir da queda dos juros
O ETF IB5M11 é renda fixa com foco na proteção de capital
O diretor disse que prefere menor flutuação da taxa Selic neste estágio do ciclo
Tesouro IPCA + com vencimento para 2030 paga prêmio de 5,63% ao ano
Semana agitada pela queda das criptomoedas e migração para a renda fixa
Com Selic em alta, renda fixa ganha 1,5 milhão de investidores em um ano, aponta B3
Migração para ativos com menos risco deve aumentar
Carteira deve incluir crédito privado, multimercados e ativos internacionais