O que são fundos multimercados?

Esses ativos são uma boa opção para quem é iniciante, mas quer começar a arriscar e já pensa em diversificar o portfólio

Os fundos multimercados são uma boa opção para quem é iniciante, mas quer começar logo de cara a arriscar e já pensa em diversificar o portfólio. Sabe quando você cozinha o basicão e, na hora de preparar uma receita complicada, perde a mão? Então, se você ainda não é um chef profissional para fazer investimentos arriscados sozinho, posso te dizer que os fundos multimercados são uma ótima solução. Além de práticos, eles reúnem em um só produto vários tipos de ativos.

Na cozinha, tem gente que pena para fazer pipoca de micro-ondas e gente que prepara pratos dignos de restaurante cinco estrelas em um piscar de olhos. No mundo dos investimentos, é a mesma coisa. Estudo e experiência fazem a diferença.

O gestor é fundamental nos fundos multimercados

Os fundos multimercados são um caldeirão com diferentes ativos e fatores de risco. Como um bom chef de cozinha que escolhe os melhores ingredientes, o gestor tem autonomia para definir como vai aplicar seu dinheiro. Você tem que confiar. E os mais diversos tipos de ativos podem compor os multimercados. Sendo eles: renda fixa, variável, câmbio e cotas de fundos de investimentos.

Repassando então, vários investidores confiam o seu dinheirinho nas mãos do gestor de fundos. Ele, por sua vez, estuda e traça uma estratégia tentando dar bons resultados para todo mundo. Nesse esquema, ganhos e perdas são divididos entre todos, seguindo a proporção do que cada um investiu.

Mas não pense que você vai comer qualquer coisa de olhos fechados. Todas as informações, incluindo estratégias, regras e riscos, precisam estar na apresentação dos fundos multimercados, para você calcular certinho o risco e saber se topa a aventura. É sempre uma boa ideia pesquisar o nome do gestor para descobrir o histórico de desempenho dele e investir com aquele que te fizer sentir mais seguro.

Saiba mais sobre os fundos multimercados no Glossário IF!