Mercado dovish ou hawkish: o que isso quer dizer?

Esses termos são usados no mercado financeiro para descrever a política monetária adotada pelo Banco Central

Você sabe o que a pomba, o falcão e o mercado financeiro têm em comum? Tudo! Sim, é difícil de acreditar nessa afirmação, mas vou te explicar: as políticas econômicas dovish e hawkish têm tudo a ver com seus investimentos. Nesse vídeo vou falar todos os detalhes sobre elas para que você possa investir de maneira consciente.

Pois é isso mesmo que eu já falei! O mercado financeiro escolheu duas aves: dove que, em inglês, significa pomba e hawk, que significa falcão, para usar em expressões que classificam a política monetária de um país. Elas têm funções e finalidades diferentes que a gente precisa conhecer para avaliar os impactos destas políticas sobre nossas aplicações. Dovish é uma política monetária que estimula o consumo ao apostar nos juros baixos. Já hawkish defende juros altos para combater a inflação.

É claro que essas aves não foram escolhidas à toa, né?!

Origem dos termos dovish e hawkish

O falcão é carnívoro, uma ave de rapina que tem um bico afiado para atacar suas presas. Por esse comportamento agressivo, ele simboliza a guerra do Banco Central contra a inflação. Já a pombinha branca, é aquele bichinho meigo que a gente solta para simbolizar a paz. Ela é mais resiliente e consegue conviver com a inflação alta.

O primeiro a usar o termo Hawk foi o americano John Randolph em 1812 no início da guerra contra o Reino Unido. O político chamou quem era a favor do conflito de “war Hawk” – falcão de guerra – e quem era contra de “doves”, pombas, por serem da paz. Aí, com o tempo, o povo foi usando a analogia em diversos contextos, incluindo o econômico.

Focando nos investimentos, a gente percebe que uma postura dovish beneficia o mercado de ações. Os juros mais baixos estimulam os ativos de renda variável por causa da tomada de créditos. Agora, quando a política é hawkish, ela pode prejudicar os ativos mais arriscados, deixando a renda fixa mais atrativa.

Saiba mais no Glossário IF!