Como taxa Selic e IPCA afetam a economia e seu bolso

Nesse episódio do Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques conversam para entender o que é Selic e o que é IPCA, e como você pode se preparar para esse momento de alta.

Nosso cenário macroeconômico cheio de incertezas pode fazer com que o IPCA, a inflação oficial, e a taxa Selic, o índice básica de juros, cheguem a números muito mais altos do que o esperado. 

Nesta edição do Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques explicam o que são taxa Selic e IPCA e como eles afetam a sua vida. Eles mexem com o valor do seu dinheiro e você precisa ficar atento se quiser tentar usá-los a seu favor nos investimentos.   

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, sistema responsável pelas compras e vendas de títulos públicos, muito usados em empréstimos entre os bancos. Refere-se à média das operações nesse sistema e é a medida usada pelo Banco Central para influenciar outras taxas de juros do país.  

É preciso ficar atento à taxa Selic porque ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, ela é a “taxa mãe” e tem um grande poder sobre as outras taxas de juros, como as de empréstimos, financiamentos, investimentos. Se a Selic sobe, não tem conversa, as outras taxas sobem junto. Se ela cair, as outras caem também. O Banco Central usa a Selic como um dispositivo para controlar a inflação. E é por isso que Selic e IPCA andam sempre juntos. 

E o IPCA? Ele é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É usado para medir a inflação no Brasil, ou seja, se oscila para cima ou para baixo, indica se a inflação está aumentando ou diminuindo. IPCA alto, significa preços mais altos. IPCA baixo, vontade de colocar tudo no carrinho. O número do IPCA é resultado de um cálculo feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mede a variação de preços do total da economia brasileira, sempre focando nos produtos mais consumidos! 

Quer saber mais sobre a importância da taxa Selic e do IPCA para a economia e para sua vida? Veja o Papo de Finanças! E assista também às edições passadas!


Você também pode gostar
Manhã Inteligente Publicado em 17.maio.2022 às 11h57
Banco Central e Selic, abertura de capital, novela Musk e Twitter

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os principais assuntos que podem afetar seus investimentos nesta terça (17)

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

2 min
Anne Dias Atualizado em 15.maio.2022 às 07h16
Especialistas reforçam a importância dos ativos atrelados aos juros

Semana agitada pela queda das criptomoedas e migração para a renda fixa

3 min
Anne Dias Atualizado em 11.maio.2022 às 20h04
Juros devem continuar subindo

Ata do Copom é marcada por uma só palavra: "incerteza"

2 min
Manhã Inteligente Publicado em 11.maio.2022 às 11h22
Ata do Copom, medidas do governo para frear a inflação e NFTs no Instagram

No Manhã Inteligente, Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os assuntos que podem afetar seus investimentos nesta quarta (11)

Valor Econômico Publicado em 10.maio.2022 às 08h10
Projeções de inflação pioram e pressionam Banco Central

Desancoragem se aprofunda e mercado vê juros mais altos e por período prolongado

8 min