Semana tem mais ajustes de expectativas sobre juros
Bancos centrais dos EUA e do Brasil podem dar sinalizações sobre próximos passos da política monetária

O mercado financeiro global está se ajustando a uma nova realidade. Depois de anos de juros baixos (em alguns países, até negativos) e estímulos por parte dos bancos centrais, agora o cenário é de inflação alta e juros em elevação para tentar conter o aumento de preços.
Na semana passada, em decisões amplamente antecipadas, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) e o Banco Central do Brasil elevaram suas respectivas taxas básicas de juros. Porém, em uma amostra da gravidade da mudança mundial, o banco central da Suíça tomou a mesma medida – pela primeira vez desde 2007.
O problema é que o efeito esperado da estratégia é o desaquecimento da economia, mas esse desaquecimento não pode ser exagerado, senão os países cairão na recessão. A dificuldade de encontrar o ponto de equilíbrio vem assustando os investidores, que estão fugindo de ativos de risco para se refugiar em opções mais seguras, como os títulos do Tesouro americano.
Nos próximos dias, eventos e divulgações de indicadores programados vão fomentar o debate.
Na terça-feira (21), o Copom (Comitê de Política Monetária) do banco central brasileiro publica a ata de sua última reunião, na qual elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano. Na quarta (22) e na quinta (23), o presidente do Fed, Jerome Powell, faz um pronunciamento do qual se espera pescar algumas dicas sobre os próximos passos do banco.
Agenda
Segunda-feira (20)
- Feriado nos EUA (Juneteenth)
- 9h e 11h – Europa: Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, faz pronunciamento
Terça-feira (21)
- 7h: ata do Copom
Quarta-feira (22)
- 9h30: Powell, do Fed, faz pronunciamento
Quinta-feira (23)
- 10h – EUA: Powell, do Fed, faz pronunciamento
Sexta-feira (24)
- 10h – EUA: vendas de casas novas (maio)
Outros casos de suspeita de corrupção e de interferência na PF envolvendo o presidente não avançaram na Justiça, diz Felipe Recondo, do JOTA
Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta
Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce
Moeda americana voltou a superar R$ 5,25 e tem 4ª semana consecutiva de alta frente ao real
Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos
Telefonema do ex-ministro da Educação foi interceptado pela Polícia Federal
Moeda americana opera sem uma tendência definida
Indicador da FGV mostrou uma melhora da confiança entre as faixas de maior poder aquisitivo
Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo
Procurador diz que, após apreensão de provas como áudios, foi detectado indício de vazamento da operação
Ativos baseados em valores aumentam o entusiasmo delas