O legado da Rainha Elizabeth 2ª: acompanhe atualizações na IF

Monarca teve o reinado mais longo da história do Reino Unido. Nesta página, veja nossa cobertura completa
Pontos-chave:
  • Com 96 anos, Elizabeth 2ª morreu no castelo de Balmoral na Escócia, na quinta (8)
  • Elizabeth 2ª foi coroada rainha aos 25 anos em 1952
  • Fim do reinado mais longo da história do Reino Unido: 70 anos
  • Filho mais velho, Charles 3º assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países


“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.


Como a Rainha Elizabeth 2ª morreu?

Nesta quinta-feira pela manhã, os médicos da britânica divulgaram comunicado informando que estavam preocupados com sua condição e decidiram colocá-la sob supervisão médica. Em seguida, um funcionário do Palácio de Buckingham disse que seus familiares imediatos foram informados. Todos os seus quatro filhos, o príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e o príncipe Edward — se dirigiram para o Castelo de Balmoral. Também estavam ao seu lado seu neto, o príncipe William, junto com seu irmão Harry.

Como Elizabeth 2ª se tornou rainha? Quem foram seus pais?

Filha mais velha do rei George VI e da rainha Elizabeth, nasceu em Londres em 21 de abril de 1926. Ela se tornou herdeira da linhagem real britânica aos 10 anos quando seu tio, Edward VIII, abdicou em 11 de dezembro de 1936, e seu pai se tornou o rei.

Quem assume o trono no lugar de Elizabeth 2ª? Quem é o novo rei do Reino Unido?

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm agora o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá.

Quantos anos tinha Elizabeth 2ª? Quanto tempo ela reinou?

96 anos. Seu reinado foi de 70 anos, considerado no país o jubileu de platina.

Quem era o marido de Elizabeth 2ª?

Príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, com quem ela se casou 5 anos antes de se tornar rainha, em 1947.

Quando Elizabeth 2ª se tornou Rainha?

Ela se tornou rainha com a morte de seu pai em 6 fevereiro de 1952. Ela tinha 25 anos e estava no Quênia em uma viagem ao lado de seu marido. A coroação como rainha aconteceu na Abadia de Westminster em 2 de junho do ano seguinte e foi a primeira cerimônia do tipo transmitida ao vivo pelas emissoras de TV.

Rainha Elizabeth 3ª? Nova rainha? Quem foi a primeira Elizabeth?

Rainha Elizabeth 2ª recebeu seu nome em homenagem feita à mãe, Elizabeth Bowes-Lyon – que não foi rainha. Já o número ordinal se deve ao fato de que, na linhagem real, tanto ela quando a primeira Rainha Elizabeth fazem parte do mesmo tronco familiar na genealogia que descende de Henrique 8º. Elizabeth 1ª, no entanto, não teve filhos e não se casou. Com a morte de Elizabeth 2ª, não haverá nova nova rainha. O próximo na linhagem real é o Charles 3º, o Príncipe Charles, que agora deve ser nomeado Rei Charles 3⁰.


Desde que assumiu o trono, Elizabeth mostrou ser um símbolo de estabilidade em uma época em que o Reino Unido ainda mantinha grande parte de seu império e se recuperava dos estragos da Segunda Guerra Mundial, com o racionamento de alimentos ainda em vigor e classe e privilégio ainda dominantes na sociedade. Winston Churchill foi o primeiro primeiro-ministro que serviu durante seu reinado. A conservadora Liz Truss é a 15 premiê de seu reinado recorde.

No mundo, Joseph Stálin era o líder da União Soviética, a Guerra da Coreia estava em seu auge. Durante seu reinado, houve 14 presidentes dos EUA, todos os quais ela conheceu, exceto Lyndon Johnson.

Além disso, ela viu iniciar no Reino Unido a era da informação e uma migração em massa que transformou o país em uma sociedade multicultural. Ao longo de tudo isso, a rainha construiu um vínculo com a nação por meio de uma série aparentemente interminável de aparições públicas ao abrir bibliotecas, hospitais dedicados e homenagear cidadãos merecedores.

Em 9 de setembro de 2015, Elizabeth superou os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos de reiniado de sua tataravó, a rainha Victoria, tornando-se a monarca mais longeva do país em uma linha que remonta ao rei normando William, o Conquistador, em 1066.

Elizabeth trabalhou firmemente no crepúsculo de seu reinado. Mas a morte do príncipe Philip, seu marido por mais de 70 anos, em abril do ano passado, lembrou ao Reino Unido que o reinado da rainha, a única monarca que a maioria de seus súditos já conheceu, é finito. Essa constatação foi o subtexto das celebrações do Jubileu de Platina, em 6 de fevereiro deste ano, quando jornais, noticiários de televisão e até as paredes do palácio se encheram de imagens de Elizabeth, mostrando todas as suas fases ao longo do tempo: de uma jovem rainha glamourosa com coroa e diamantes para uma espécie de avó global conhecida por sua bolsa onipresente e amor por cavalos e cachorros da raça corgi.

A morte da rainha desencadeia um período de luto nacional no qual o Parlamento não aprova leis. Os apresentadores de televisão da BBC usarão roupas de luto e está previsto que a rainha será enterrada na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor.