Bolsonaro sugere ‘partir para o escambo’ se faltar diesel

Ideia lançada pelo presidente seria trocar alimentos por combustível

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que, na hipótese de faltar diesel para abastecer o mercado interno, o Brasil poderá “partir para o escambo”, trocando alimentos por combustível.

“Vou falar um absurdo para você aqui. Podemos partir para o escambo, a troca. Tem país que refina petróleo e tem diesel em abundância, nós temos alimentos. O que é mais importante? Os dois são importantes. Mas a comida é mais importante”, disse, em entrevista ao SBT News.

“Nós alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas mundo afora. Então, nós damos garantia alimentar para nós e para grande parte da população. Então, nós temos como medidas partir até mesmo para o escambo. Logicamente, que se esta guerra [entre Rússia e Ucrânia] acabar lá fora, tudo no meu entender volta à normalidade”.

Sobre a dependência externa do Brasil para combustível refinado, o presidente defendeu a necessidade de se investir em refinarias próprias.

“Neste momento acredito que nós deveríamos colaborar a fazer refinarias no Brasil para daqui a 4, 5, 6 anos não estejamos passando uma crise como estamos passando agora. Se lá fora não tiver refino, vai faltar diesel no mundo todo”, pontuou.

Sobre a proposta apresentada na segunda-feira, de compensação pelo governo federal para que os Estados zerem alíquotas de ICMS do diesel e gás de cozinha, o presidente pediu sensibilidade aos parlamentares que analisarão a PEC e aos governadores. Disse ainda que poderá acionar órgãos do governo, como Ministério da Justiça e ANP, para assegurar que a redução de impostos chegue na prática ao preço final.

“Com redução de impostos, tenho certeza que vamos conseguir na ponta da linha baixa o combustível”, frisou.