Mercado hoje: Ibovespa fecha em queda e dólar sobe com economia dos EUA no radar

Aumento dos juros nos EUA e fala de Jerome Powell causaram apreensão nos investidores

O Ibovespa acompanhou o mercado norte-americano e fechou em queda nesta quarta-feira (21), após a decisão do banco central dos EUA de aumentar os juros no país. O índice caiu 0,52%, para 111.935 pontos. Já o dólar avançou 0,39% ante o real, negociado a R$ 5,1739.

Às 15h, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve, anunciou a decisão de elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 3% e 3,25% ao ano. O movimento já era amplamente esperado pelo mercado.

Ainda pesou no sentimento dos investidores a fala de Jerome Powell, presidente do Fed. Ele disse que será necessário aumentar a taxa de desemprego e que ainda “há um caminho a percorrer” para combater a inflação.

A Super Quarta ainda reserva o anúncio do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre os juros no Brasil, que acontece a partir das 18h30.

Por aqui, a expectativa é de que o Copom (comitê do Banco Central que decide a política monetária) encerre o ciclo de altas da Selic e, por enquanto, mantenha a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Uma pesquisa realizada pelo Valor Econômico com 109 instituições financeiras mostrou que 82 delas esperam esse cenário. As outras 27, no entanto, apostam em um ajuste de 0,25 ponto percentual, o que levaria a Selic para 14%.

Outra notícia que impactou o humor dos investidores é a convocação de 300 mil reservistas pelo presidente da Rússia, Vladmir Putin. O mandatário ainda ameaça usar armas nucleares diante do que chamou de tentativa do Ocidente de destruir seu país.

Leia a seguir

Leia a seguir