IF Hoje: expectativa dos investidores é sobre a geração de empregos nos EUA

Mercado aposta na criação de 150 mil vagas em dezembro, contra as 127 mil do mês anterior

Nesta quinta-feira (5), um dado norte-americano está sendo bastante aguardado por analistas e investidores: é o relatório da ADP de dezembro, que mostra a criação de empregos nos EUA. A expectativa é a geração de 150 mil vagas, contra as 127 mil do mês anterior.

Além do nível de emprego, dos Estados Unidos também virão a balança comercial, o PMI de dezembro (termômetro de vendas da indústria) e produção anual até novembro.

Inflação em São Paulo

Por aqui no Brasil, teremos o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo) de dezembro. O IPC-Fipe é o mais tradicional medidor de inflação do país e mede a oscilação de preços para as famílias paulistas que ganham até 10 salários mínimos. O levantamento é feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP).

Também serão divulgados os índices que mede a produção industrial anual e mensal de novembro.

Por que isso tudo é importante para você?

Conhecer o nível de inflação paulista e a produção industrial do País dá um norte para os investidores que, de alguma forma, têm suas estratégias de portfólio ligadas ao varejo e à indústria – seja investindo em ações desses setores, seja aplicando em fundos de investimento que tenham esses papéis em carteira.

Dependendo do andar da carruagem, você pode até adotar uma nova postura, ter uma carteira mais defensiva e confiar ainda mais na gestão passiva dos seus fundos de investimentos.

Mas seu ponto focal devem ser: seu perfil de investidor para o risco e sua estratégia. Esses dois pontos devem balizar suas opções de investimento, principalmente no começo de um ano tão turbulento para o mercado de capitais como este 2023.

Ibovespa em alta

Ibovespa fechou ontem (4) em alta de 1%, retomando o patamar dos 105 mil pontos. O dólar comercial teve uma ligeira alta de 0,1%, negociado a R$ 5,45. Já as taxas dos contratos de juros futuros (DIs) fecharam em direções mistas, com a maioria dos contratos em queda.

Mas o dia de hoje deve continuar volátil, com as ações das grandes companhias mais ariscas aos comunicados econômicos e às mudanças na política. A ver.

Leia a seguir

Leia a seguir