Como funcionam a gestão ativa e a passiva dos fundos de ações?

Conheça as diferentes estratégias e decida qual é a melhor para sua carteira

Você investe em ações? E mais que isso, investe em fundos de ações? Pois é, existem no mercado diversos tipos de fundos. Tem fundo de tudo que é tipo, para todo gosto. Mas hoje, vamos focar em dois tipos de fundos de ações: os de gestão ativa e passiva. Você sabe bem a diferença entre um e outro? As vantagens e desvantagens de cada um?

O convidado de Anne Dias, editora da IF, vai falar sobre isso. Pedro Paulo Silveira é economista graduado pela FEA-USP, e tem mestrado e doutorado pela FGV. É diretor de gestão de investimentos da Nova Futura. Silveira explica qual é a principal diferença entra um fundo de gestão ativa e um de gestão passiva. Além disso, diz qual deles cobra taxas de administração menores e por quê.

O economista diz também quais são os riscos de cada tipo desses fundos de ações. Há algum que tende ser mais arriscado que outro? Silveira explica para qual tipo de investidor é indicado para cada um deles. Um fundo de gestão passiva seria melhor para um investidor moderado ou conservador? Por último, Pedro Paulo Silveira dá sua dica de ouro pra quem está buscando um fundo de ações para investir.

Veja a Entrevista da Semana e saiba mais sobre a gestão de fundos de ações!

Sobre a Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a Inteligência Financeira traz especialistas selecionados e respeitados do mercado. Eles dão dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Tudo com uma linguagem simples e direto ao ponto. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas-feiras no YouTube e no site da Inteligência Financeira.

Assista a todas as entrevistas já publicadas na Inteligência Financeira.