Agenda da semana: feriadão na China, aquecimento para eleições no Congresso e início da temporada de balanços na B3

Eleições nas mesas diretoras da Câmara e do Senado prometem mexer com o ambiente político e impactar o cenário econômico

Sem Davos, sem Americanas – ou ao menos com menor intensidade, e sem a China – que vai tirar a semana para celebrar a chegada de 4721, o ano do Coelho em seu calendário – os mercados terão de olhar para seus cenários internos, sendo no Brasil, o início da agitação com a última semana da atual legislatura e os burburinhos para as eleições nas Casas.

Veja bem, com a China em festa o volume de negócios envolvendo commodities cairá drasticamente, especialmente de minério de ferro, deixando as ações das empresas ligadas a essas matérias-primas um pouco mais voláteis, com outros tópicos dominando o noticiário.

A semana que passou

A semana que passou deixou o Fórum de Davos para trás, onde Brasil teve uma participação positiva e propositiva, mas que poderia ter ido além, segundo especialistas. A Americanas derreteu, virou ação de centavos, foi excluída dos índices e o que sobra agora são os desdobramentos, com direito a briga judicial, declarações desabonadoras, desconfianças e a aflição dos 44 mil funcionários e 16,3 mil pequenos fornecedores.

E começa a temporada de balanços…

A temporada de balanços do quarto trimestre no Brasil começa nesta quarta-feira, com a divulgação dos números da Cielo (CIEL3), que também servem como indicadores de consumo no varejo. A temporada atual é mais arrastada do que as outras, pois irá até o final de março, com a maioria das empresas deixando seus números para os últimos dias.

E a política?

Bom, a partir de agora o Poder Executivo, que dominava o noticiário, terá que dividir, pouco a pouco, o protagonismo com o Legislativo, pois esta será a última semana de mandato dos parlamentares eleitos em 2018. No dia 1º de fevereiro tomam posse os novos deputados e um terço dos senadores.

O dia da posse também é dia de eleições, tanto na Câmara, quanto no Senado, e quem pensa que a briga se dá somente pela presidência das Casas, está muito enganado. Nesta semana os partidos e parlamentares articularão seus nomes para vagas nas mesas diretoras e principais comissões, as que dão mais visibilidade e com maiores poderes, como a Comissão do Orçamento e a Comissão de Constituição e Justiça.

Para quem não se lembra, a eleição para presidência do Senado em 2019 foi muito animada, com direito a recontagem de votos, voto a mais, cédula que sumiu, adiamento e uma senadora sequestrando o livro de registros. A disputa entre Renan Calheiros e David Alcolumbre terminou com a vitória do segundo, mas a confusão ficou marcada.

E atenção ao calendário de indicadores

Segunda-feira, 23

No Brasil, às 8h, o Banco Central divulga o Boletim Focus, que é uma pesquisa realizada com agentes do mercado a respeito das expectativas sobre a economia nacional.

No Japão e na Austrália, de madrugada, serão divulgados os índices do PMI industrial e de serviços.

Na zona do euro haverá discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE e divulgação do índice de confiança do consumidor.

Terça-feira, 24

No Brasil haverá divulgação do IPC da Fipe de janeiro e o IPCA com ajuste de dezembro.

No Reino Unido, dívida líquida do setor público de dezembro.

Na zona do euro, PMI industrial, PMI composto e do setor de serviços, assim como haverá divulgação do mesmo índice no Reino Unidos, Alemanha, França e nos Estados Unidos.

Em balanços, Microsoft divulga após o fechamento do mercado. Johnson & Johnson, General Electric e 3M divulgam os números pela manhã.

Quarta-feira, 25

No Brasil, o feriado do aniversário de São Paulo pode diminuir a liquidez dos negócios, apesar de a B3 operar normalmente. A FGV irá divulgar o índice de confiança do consumidor.

No Reino Unido terá Inflação ao Produtor (IPP)

Nos Estados Unidos, Índice de Hipotecas, índice de compras MBA (Associação dos Banqueiros de Hipotecas), Estoques de Petróleo e derivados.

Entre os balanços, a fabricante de carros elétricos Tesla no fechamento do mercado e a IBM e Boeing na abertura.

Quinta-feira, 26

Feriados na China (Ano Novo), Austrália (Dia da Austrália) e Índia (Dia da República)

No Brasíl, às 8h, índice de transações correntes de dezembro e investimento estrangeiro direto.

Espanha divulgará sua taxa de desemprego

Nos Estados Unidos terá o Índice nacional de atividade do Fed Chicago, os pedidos de seguro desemprego, e principalmente o PIB do quarto trimestre e do ano de 2022.

Entre os balanços, no Brasil terá Cielo, e no mundo Louis Vuitton, American Airlines, Intel e Visa.

Sexta-feira, 27

Na Espanha, divulgação do PIB do quarto trimestre e anual

Nos Estados Unidos, inflação PCE de dezembro e anual, que mede a evolução dos preços dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores para fins de consumo, excluindo alimentos e energia.

Entre os balanços, destaque para Chevron e Amex.