- Home
- Mercado financeiro
- Morning Call
- IF Hoje: Com feriado nos EUA, indicadores econômicos da Europa são destaque
IF Hoje: Com feriado nos EUA, indicadores econômicos da Europa são destaque
A semana no mercado financeiro deve começar um tanto devagar devido ao feriado nacional do Dia do Trabalho nos Estados Unidos nesta segunda-feira (5). Sem os investidores americanos, o volume de transações na Bolsa de Valores brasileira, a B3 , diminui. Mesmo assim, indicadores econômicos da Europa serão acompanhados com atenção.
Setor de serviços passa de expansão para contração
O PMI de serviços da zona do euro índice caiu abaixo da marca de 50,0 sem alterações em agosto, pondo fim a uma sequência de 16 meses de expansão do setor. O índice caiu para 49,8 de 51,2 em julho e sinalizou um declínio marginal na atividade no terceiro trimestre segundo a S&P Global. O dado preliminar havia sido 50,2. Trata-se da menor leitura em 17 meses.
A nova contração da atividade refletiu mais sinais de fraqueza da demanda à medida que novos pedidos caíram pelo segundo mês consecutivo. A taxa de declínio em novos negócios foi modesta, mas acelerou para o ritmo mais rápido desde fevereiro de 2021.
O ambiente de demanda enfraquecida também prejudicou confiança das empresas em relação às perspectivas para o próximo ano para atividade. O otimismo caiu pela quarta vez consecutiva e foi o menor desde outubro de 2020. O crescimento do emprego diminuiu ainda mais em agosto e foi o mais fraco desde maio de 2021. Já as pressões inflacionárias continuaram a enfraquecer, mas permaneceram elevadas.
O PMI composto final, que engloba os setores de manufatura e de serviços, recuou para 48,9 ante 49,2 preliminar e 49,9 em julho – a menor leitura em 18 meses.
BCE deve aumentar juros de novo
Os novos indicadores devem ajudar os especialistas a projetar os próximos passos do BCE (Banco Central Europeu) na condução da politica monetária. Na quinta (8), o banco vai anunciar como fica a taxa de juros na região.
Em julho, a instituição aumentou os juros pela primeira vez em 11 anos, em uma magnitude que surpreendeu o mercado: 0,5 ponto percentual, quando os especialistas esperavam 0,25 p.p., para 0,5% ao ano. Um novo aumento de 0,5 p.p. é esperado nesta semana devido à escalada da crise de energia causada pela guerra da Rússia na Ucrânia.
Na sexta passada (2), a estatal Gazprom, que administra o único duto que leva gás natural da Rússia para abastecer a Europa, avisou que uma suspensão de fornecimento para manutenção será prolongada por tempo indeterminado. Os países da região devem dar alguma resposta a isso hoje.
Agenda do dia
- Feriado nos EUA – Dia do Trabalho
- 5h – Zona do Euro: PMI de serviços e PMI composto (agosto)
- 5h30 – Zona do Euro: Confiança do consumidor (setembro)
- 6h – Zona do Euro: Vendas no varejo (julho)
- 7h – EUA: Início da reunião da Opep
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
Leia a seguir