Ibovespa interrompe sequência de baixas com perspectiva de estímulos na China

Mineradoras e siderúrgicas estão entre as maiores altas da Bolsa

O anúncio do governo chinês de que pretende investir em infraestrutura para estimular sua economia foi suficiente para catapultar uma recuperação parcial de ativos ligados às commodities metálicas e impulsionar a Bolsa de Valores brasileira, a B3, nesta quarta-feira (27).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, terminou o dia com alta de 1,05%, aos 109.349 pontos.

Entre as maiores altas do índice, as empresas ligadas às commodities metálicas se destacaram após o governo chinês informar que pretende ampliar projetos de construção de infraestrutura para impulsionar o crescimento econômico do país. A siderúrgica Gerdau ganhou 5,1% e a mineradora Vale avançou 5,5%.

Companhias cujos clientes dependem mais de crédito para comprar também subiram, acompanhando o declínio das taxas de juros mais longas após a divulgação de que o IPCA-15 ficou em 1,73% neste mês. Apesar de a variação ser a maior desde fevereiro de 2003 (2,19%) e a maior para um mês de abril desde 1995, o resultado ficou abaixo da mediana das 35 projeções de analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data, que estimavam alta de 1,82% em abril.

“Apesar do número elevado, há agora uma perspectiva mais clara de que podemos estar de fato chegando no pico da inflação, uma vez que não devemos ter novas altas de combustíveis em maio”, afirmam economistas da Necton.