Vale (VALE3) tem percentual vendido à Cosan (CSAN3), que fala em seguir aumentando participação na mineradora

Cosan informou que pretende aumentar sua participação acima do percentual já adquirido e buscará “imediatamente” a aprovação do Cade

A Vale (VALE3) teve 4,9% das suas ações adquiridas pela Cosan (CSAN3), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (7) pela gigante do setor sucroalcooleiro.

Assim, a aquisição foi feita via subsidiária por meio de uma combinação de investimentos diretos e operação de derivativos, diz a Cosan.

Às 14h30, a Vale (VALE3) registrava alta de 3,51%, cotada a R$ 78,16. A Cosan (CSAN3) operava em queda de 3,67%, a R$ 17,57.

Aumento da fatia no horizonte

A Cosan informou, portanto, que pretende aumentar sua participação na Vale acima do percentual já adquirido. Ainda, buscará “imediatamente” a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Até a deliberação do Cade, a companhia estará exposta a uma posição adicional e exclusivamente financeira de 1,6% do capital social da Vale”, diz o comunicado da Cosan.

Além disso, o texto afirma que o investimento será por “operação de derivativo diversa da utilizada para a aquisição, posição essa que poderá ser convertida em participação direta da Vale após autorização do Cade”, diz o comunicado.

Diversificação do portfólio

A Cosan (CSAN3) afirma que a operação é mais um “passo na jornada de diversificação de portfólio” da companhia, com o investimento em setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva.

Ainda de acordo com a Cosan, a operação foi financiada por uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado à instrumentos derivativos.

A Cosan realizará uma teleconferência nesta sexta, às 19h, para apresentar a operação.