Itaú tem alta de 19,2% no lucro do 3º tri, a R$ 8,08 bi, em linha com projeções

Expansão da carteira de crédito ajudou a aumentar margem financeira, mas provisões para devedores duvidosos saltaram 49,8%

O Itaú Unibanco teve resultado recorrente gerencial de R$ 8,08 bilhões no terceiro trimestre de 2022, o que significa uma alta de 19,2% em relação ao mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado no início da noite desta quinta-feira (10). O lucro ficou praticamente em linha com a projeção dos analistas de mercado, que era de R$ 8,11 bilhões, segundo a consultoria Refinitiv.

O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado ficou em 21%. As receitas com produtos bancários somaram R$ 36,6 bilhões, com uma alta de 16% ante o terceiro trimestre do ano passado.

Entre os fatores que explicam o desempenho do banco no período está o aumento da margem financeira com clientes, impactada pelo crescimento da carteira de crédito, principalmente do crédito pessoal e dos cartões de crédito.

A carteira de crédito do Itaú cresceu 15,5% no terceiro trimestre deste ano ante igual intervalo de 2021, para R$ 1,11 trilhão. O maior aumento foi verificado entre pessoas físicas: o salto nos cartões de crédito foi de 32,7%, para R$ 128,8 bilhões. O financiamento para capital de giro das empresas subiu 3,1% em um ano, para R$ 174 bilhões.

A inadimplência de mais de 90 dias avançou 0,2 ponto percentual no mesmo período, para 2,8%. Entre as pessoas físicas, subiu de 3,6% no terceiro trimestre de 2021 para 4,7% neste ano, mas foi compensada pela diminuição dos calotes entre micro, pequenas e médias empresas. As provisões para devedores duvidosos subiram 49,8%, para R$ 8,28 bilhões, devido à expansão da carteira de crédito de varejo, com destaque para os produtos de financiamento ao consumo e sem garantias.

“Nossos resultados no último trimestre refletem a solidez e consistência da nossa performance ao longo do tempo, nas diversas linhas de negócios”, escreveu Alexsandro Broedel, diretor financeiro do Itaú, no balanço. “Nos últimos anos, conseguimos crescer de forma sustentável nossas operações de crédito e serviços devido fundamentalmente à disciplina na gestão de riscos e na eficiência operacional.”

Como nos últimos meses, a administração do banco continua dando destaque, no balanço, à digitalização dos serviços. Entre julho e setembro, 70% das operações de crédito para pessoa física foram contratadas digitalmente.