Dona do Google lucra US$ 16 bi no segundo trimestre, mas decepciona o mercado

Mesmo assim, as ações subiram 2,66% na Nasdaq após o resultado
Pontos-chave:
  • Receita com publicidade do Youtube foi de US$ 7,34 bilhões
  • Área de anúncios do Google respondeu por 81% do faturamento

A empresa dona do Google (GOGL34), Alphabet, anunciou nesta terça-feira (26) lucro líquido de US$ 16,002 bilhões no segundo trimestre deste ano. O resultado bilionário, no entanto, decepcionou porque ficou 13,62% abaixo do reportado um ano antes, que foi de US$ 18,525 bilhões. Mesmo assim, as ações da companhia subiam 2,66%, a US$ 108,24, no pré-market da Nasdaq após o resultado.

O lucro por ação ficou em US$ 1,21, abaixo daquilo que era projetado pelos analistas consultados pela Refinitiv, de US$ 1,28.

O CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, disse que o desempenho foi puxado pelas ferramentas Search e Nuvem. “Os investimentos que fizemos ao longo dos anos em inteligência artificial e computação estão ajudando a tornar nossos serviços particularmente valiosos para os consumidores e altamente eficazes para empresas de todos os tamanhos. À medida que aumentamos o nosso foco, vamos continuar a investir de forma responsável a longo prazo em ciência da computação profunda.”

Receita da Alphabet sobe 12,61%

A receita totalizou US$ 69,69 bilhões no segundo trimestre do ano, avanço de 12,61% na base anual, mas inferior ao consenso da Refinitiv, de US$ 69,9 bilhões. Um ano antes, a receita havia somado US$ 61,88 bilhões.

Dinheiro que vem de anúncios

Segundo dados do balanço, a área de anúncios do Google respondeu por 81% da receita trimestral, com vendas de US$ 56,29 bilhões, um pouco abaixo da estimativa média de US$ 56,67 bilhões.

Decepção com publicidade, Cloud e tráfego

O resultado financeiro mostra que a receita vinda da publicidade do Youtube atingiu a cifra de US$ 7,34 bilhões contra US$ 7,52 bilhões esperados pelo a StreetAccount.

Enquanto isso, a receita do Google Cloud foi de US$ 6,28 bilhões, contra US$ 6,41 bilhões projetados pela StreetAccount.

Já os custos de aquisição de tráfego (TAC, na sigla em inglês) foi US$ 12,21 bilhões contra estimativas da StreetAccount de US$ 12,41 bilhões esperados.