SXSW 2023: Acompanhe na IF, de Austin (EUA), as ideias, tecnologias e negócios que querem mudar o presente e moldar o futuro

O South By Southwest, ou SXSW, é um portal para o futuro, mas nesta 37ª edição boa parte da agenda é dedicada aos problemas do presente que podem impactar os próximos anos

Começa hoje (10/3), aqui em Austin, no Texas, a 37ª edição do South By Southwest.

O evento é mais conhecido por SXSW, ou Southby para os iniciados em edições anteriores da conferência de tecnologia, negócios e cultura.

Serão 10 dias de evento e a expectativa é de que 300.000 pessoas circulem pelos 11 centros de convenção que compõem o festival.

Como foram os últimos SXSW

IF prepara cobertura especial do evento que acontece em Austin, Texas nos Estados Unidos

Os últimos dois anos foram incomuns para o SXSW cuja primeira edição aconteceu em 1987. Após o cancelamento do evento ao vivo em 2020 devido à pandemia de coronavírus, os proprietários do SXSW venderam 50% da participação acionária para a Penske Media Eldridge.

Na época, Roland Swenson, o executivo-chefe e cofundador do evento, disse que o acordo foi uma “tábua de salvação” para o SXSW.

Em outubro passado, o SXSW anunciou que Swenson assumiu como presidente executivo, enquanto o diretor de marca Jann Baskett e o diretor de programação Hugh Forrest (que faz agora a abertura do SXSW 2023) se tornaram copresidentes do SXSW.

Em 2021, o SXSW mudou para um modelo virtual. Ainda assim, o festival do ano passado movimentou US$ 280 milhões na economia de Austin, de acordo com um relatório da Greyhill Advisors, que conduziu o estudo para o SXSW.

Agora, o evento retorna para o modelo que o tornou mundialmente conhecido.

O que você vai ver na IF

Nos próximos dias você acompanha aqui na Inteligência Financeira os principais destaques do SXSW. Como o festival é enorme, a nossa cobertura terá como foco:

  1. Negócios e inovação: novas formas de gestão, líderes inspiradores, startups inovadoras e o que esperar (se é que é possível prever neste momento) dos mercados e da economia;
  2. Comportamentos emergentes: tendências, criatividade e creator economy;
  3. Futuros e ‘Tech Trends’: Aqui o assunto serão as tecnologias que estão transformando a forma como nos relacionamos e fazemos negócios – e os dilemas decorrentes desta transformação digital;
  4. ESG: Ideias e perspectivas que buscam endereçar problemas críticos do mundo.

300.000 pessoas em 10 dias de festival

Este ano, são esperadas 300.000 pessoas para participar do SXSW, que acontece nos próximos 10 dias – de 10 a 19 de março. A delegação brasileira – formada por profissionais do mundo corporativo, criativos do mundo da publicidade, empreendedores e contadores de histórias do mundo da tecnologia, cinema, música – é uma das maiores do SXSW.

A programação do festival está agrupada em torno de quatro grandes núcleos:

  • Conferências;
  • Filme & TV;
  • Música;
  • Comédia.

Somente na conferência serão mais de 350 sessões que foram divididas pela organização do evento em 25 trilhas de conteúdo.

Nas trilhas, os inúmeros palestrantes abordarão discussões sobre tecnologia, cannabis, psicodélicos, esportes, jogos, questões cívicas, indústrias de cinema e música e muito mais.

A atriz e ativista Priyanka Chopra Jonas dará início às palestras nesta sexta-feira (10). Doug Emhoff, o ‘segundo cavalheiro’ do país como marido da vice-presidente Kamala Harris, falará sobre igualdade de gênero na quarta-feira (15).

Quanto mais longe você chegar do Austin Convention Center (principal centro de convenções do SXSW), os festivais de música, comédia e cinema e TV do SXSW ocuparão os locais até o encerramento em 19 de março.

Negócios, tecnologia, saúde e ESG no SXSW

Mais do que discutir os impactos das novas tecnologias no nosso dia a dia, o SXSW 2023 traz um convite à autorreflexão e à visão crítica sobre os problemas do presente. A possibilidade de uma recessão global, o envelhecimento da população e os temas de ESG ocuparão um lugar de destaque na programação.

Mas, claro, os termos de alta tecnologia e palavras-chave emergentes – como ChatGPT e Web3 – e outras que já estão se tornando mais corriqueiras – como NFTs, blockchain e criptomoeda – vão nortear boa parte das discussões aqui em Austin.

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes serão também um tema quente este ano, juntamente com temas como sustentabilidade, clima, espaço e o futuro do transporte.

Greg Brockman, cofundador da OpenAI, a empresa por trás do software de inteligência artificial ChatGPT e Dall-E, falará com Laurie Segall, CEO da Dot Dot Dot Media. Outros executivos de tecnologia de renome na programação: o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, e a atual COO Jen Wong; Everette Taylor, CEO do Kickstarter; e Dan Schulman, presidente e CEO do PayPal.

Futuro da privacidade na Internet e a segurança digital

Chelsea Manning, que agora trabalha para a empresa de privacidade de tecnologia Nym Technologies, mas é mais famosa por seu envolvimento com o WikiLeaks, falará sobre o futuro da privacidade na Internet junto com o CEO da Nym, Harry Halpin. A segurança online também é uma das principais preocupações do ator Robert Downey Jr., que falará sobre cibercriminosos e o impacto do crime online em outra sessão especial.

Os participantes poderão explorar o cenário de saúde em constante mudança com um lounge interativo de realidade virtual e aumentada da Johnson & Johnson, apresentando treinamento prático em cirurgia virtual e robótica. Outras sessões focadas na saúde incluem grandes nomes como Nick Jonas, dos Jonas Brothers, que falará sobre viver com diabetes, e a CEO da 23andMe, Anne Wojcicki, sobre o futuro da genética nos cuidados de saúde personalizados.

Sustentabilidade e o futuro dos negócios

O CEO da Patagonia, Ryan Gellert, discutirá a sustentabilidade e o futuro dos negócios durante uma palestra com Katie Couric, e a Patagonia terá uma ativação centrada na sustentabilidade. O fundador e CEO do iogurte Chobani, Hamdi Ulukaya, é um palestrante que falará sobre colocar o propósito acima dos lucros.

E o investidor do Shark Tank, Mark Cuban, está em um painel com o executivo da Zenbusiness, Michael Fanuele, com sede em Austin, falando sobre o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso.

Empreendedores no SXSW

Há também espaço para os empreendedores locais. Os empresários do Texas no SXSW incluem Chris Hyams, CEO da Indeed, de Austin, sobre o futuro do trabalho, Ben Lamm, da Colossal, falando sobre a extinção e William Hurley (também conhecido como whurley), fundador e CEO da startup de computação quântica Strangeworks, de Austin, que falará sobre inteligência artificial.

O SXSW 2023 nem começou e ainda tem muita gente para aterrissar em Austin nesta sexta-feira (10), mas a sensação, segundo alguns participantes com quem conversei, é de que que a edição 2023 do SXSW vai ser inesquecível. A ver.