SXSW 2023: Amy Webb e Elizabeth Boudreau foram os destaque do 2º dia com as tecnologias de 2023

Confira o segundo dia do SXSW, direto de Austin, no Texas (EUA), com a Inteligência Financeira

O segundo dia do festival de inovação South by Southwest (SXSW), que acontece até 19 de março em Austin, no Texas (EUA), não teve um único destaque. Ontem, Greg Brockman, pai do ChatGPT, roubou a cena.

Neste sábado (11), várias sessões foram disputadas por milhares de pessoas. Muita gente chegou a Austin de sexta para sábado, dando a impressão que o festival começou mesmo neste sábado.

O SXSW começou

O número de pessoas circulando pelas ruas e centros de convenções era enorme. As filas para as salas onde aconteciam as sessões eram gigantes – em alguns casos, perpassando mais de um andar do centro de convenção ou dando a volta nele.

Nem todo mundo conseguiu ver o que queria. Porém, a infinidade e a diversidade de palestrantes é tanta (já disse, são mais de 350 palestras em 10 dias de evento) que muito provavelmente ninguém ficou órfão de conhecimentos, experiências e networking.

Do que vi e ouvi, as melhores sessões (e também as mais disputadas e comentadas) foram as da futurologista Amy Webb e da CEO e Publisher da MIT Technology Review, Elizabeth-Bramson-Boudreau.

Influentes futuristas

Amy Webb é considerada uma das mais influentes futuristas, como são conhecidos os profissionais que usam os sinais do presente para traçar cenários possíveis sobre o futuro.

Já Elizabeth-Bramson é a executiva-chefe da MIT Technology Review, a empresa de mídia independente do prestigioso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, centro pesquisa e de ensino superior em Boston (EUA). Desde que ela assumiu o comando da MIT Technology Review em meados de 2017, o negócio passou por uma grande transformação, passando de uma revista impressa respeitada, mas de nicho, para uma marca de mídia multiplataforma amplamente lida com uma audiência global.

Em comum ambas são aficionadas por tecnologia e os seus desdobramentos na forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios. As duas apresentaram as tecnologias emergentes que irão moldar o presente e o futuro.

“Estamos vivendo uma transformação radical na maneira como as informações são coletadas e compartilhadas. Há uma tonelada de novas ferramentas, geradores de texto do tipo GPT, geradores de imagens e de vídeos. Há sistemas de IA para desenhar proteínas e combater as mudanças climáticas. Mas o problema é que esses modelos estão evoluindo muito rápido, e não estamos preparados para isso”, disse Amy Webb, que compartilhou sua apresentação.

Você pode fazer o download dela no link.

Tecnologias disruptivas

À seguir, algumas das tecnologias disruptivas apresentadas por Elizabeth-Bramson.

CRISPR para colesterol alto: novas formas da ferramenta de edição de genes podem permitir tratamentos para doenças comuns. Saiba mais sobre a tecnologia CRISPR.

No ano passado, uma mulher da Nova Zelândia se tornou a primeira a receber um tratamento de edição genética para reduzir permanentemente o colesterol. A mulher tinha uma doença cardíaca, juntamente com um risco hereditário de colesterol alto. Mas os cientistas por trás do tratamento experimental acham que ele pode ajudar praticamente qualquer pessoa.

Quando estará disponível

10 a 15 anos

IA que cria imagens: os modelos de IA que geram imagens impressionantes a partir de frases simples estão evoluindo para poderosas ferramentas criativas e comerciais.

O OpenAI introduziu um mundo de mash-ups estranhos e maravilhosos quando seu modelo de texto para imagem DALL-E foi lançado em 2021. Digite uma breve descrição de praticamente qualquer coisa e o programa cuspiu uma imagem do que você pediu em segundos. O DALL-E 2, lançado em abril de 2022, foi um grande avanço. O Google também lançou sua própria IA de criação de imagens, chamada Imagen.

No entanto, o maior divisor de águas foi o Stable Diffusion, um modelo de texto para imagem de código aberto lançado gratuitamente pela startup britânica Stability AI em agosto. O Stable Diffusion não só conseguiu produzir algumas das imagens mais impressionantes até agora, mas também foi projetado para rodar em um (bom) computador doméstico.

Quando estará disponível

Agora

Pílulas abortivas via telemedicina: o aborto medicamentoso tornou-se cada vez mais comum, mas a decisão da Suprema Corte dos EUA de derrubar Roe v. Wade trouxe um novo senso de urgência.

Quando estará disponível

Agora

Drones militares de mercado de massa: aeronaves de fabricação turca como o TB2 expandiram drasticamente o papel dos drones na guerra.

Alguns desses novos drones são quadricópteros prontos para uso, como os da DJI, usados ​​tanto para reconhecimento quanto para ataques de curto alcance. Outros, como os drones explosivos Shahed de fabricação iraniana de US$ 30.000, que a Rússia usou para atacar civis em Kiev, são capazes de missões de longo alcance. Mas o mais notável é o Bayraktar TB2 de US$ 5 milhões, fabricado pela corporação Baykar da Turquia. As vantagens táticas são claras. O que também está tristemente claro é que essas armas terão um impacto cada vez mais terrível nas populações civis em todo o mundo.

Órgãos sob demanda: Órgãos modificados podem acabar com as listas de espera para transplantes. Há cerca de 130.000 transplantes de órgãos a cada ano em todo o mundo, mas muito mais pessoas morrem esperando por um órgão ou porque nunca chegaram a uma lista de espera para transplante.

Por dois meses no ano passado, um homem de 57 anos chamado David Bennett viveu com um coração de porco batendo dentro do peito. Cirurgiões da Universidade de Maryland o colocaram lá para ver: um coração de porco editado por um gene poderia manter uma pessoa viva?

Quando estará disponível

10 a 15 anos

Carro elétrico: os veículos elétricos estão disponíveis há décadas. Agora eles finalmente se tornaram populares.

Quando estará disponível

Agora

Fontes: SXSW 2023 e MIT Technology Review.

Amanhã tem mais

Neste domingo, vou postar os resumos de outras três palestras que conferi:

  • O fim de mentalidade bilionária, por Douglas Rushkoff;
  • Como viralizar marcas, por Steven Grasse, Leslie Merinoff, Amanda Victoria;
  • Tendências não-óbvias para o futuro, por Rohit Bhargava.

Acompanhe o instagram da Inteligência Financeira – sigaif.