‘É uma teoria idiota’, diz Bill Gates, criador da Microsoft, sobre criptomoedas e NFT

'É claro que imagens digitais caríssimas de macacos entediados vão melhorar o mundo', ironiza o bilionário citando os Bored Apes

Gates, criador da Microsoft, ironizou os ‘Bored Apes’ Arte/O GLOBO

O bilionário Bill Gates, criador da Microsoft, repudiou projetos de criptomoedas, como tokens não fungíveis, classificando-os como fraudes “com base na teoria do mais tolo” em uma conferência climática na terça-feira, revivendo críticas anteriores aos ativos digitais.

“É claro que imagens digitais caríssimas de macacos entediados vão melhorar imensamente o mundo”, ironizou o bilionário citando os ‘Bored Apes’ enquanto discursava em um evento em Berkeley, Califórnia, organizado pelo TechCrunch.

Gates ressaltou que não está comprado nem vendido em ativos digitais.

O criador da Microsoft já criticou a criptomoeda antes, discutindo no ano passado com Elon Musk, o homem mais rico do mundo, sobre se o Bitcoin é muito arriscado para investidores de varejo e os danos ambientais causados pela mineração de criptoativos.

Falando na terça-feira como fundador da Breakthrough Energy Ventures, o fundo focado em investimentos de impacto na melhoria do clima e do meio ambiente, que ele fundou em 2015, Gates observou a dificuldade de recrutar engenheiros do Vale do Silício para trabalhar em setores como produtos químicos e produção de aço que precisam de menores emissões de gases de efeito estufa.

A Breakthrough Energy Ventures tem como um de seus patrocinadores Michael Bloomberg, fundador e proprietário majoritário da Bloomberg.

O Bitcoin despencou mais de 15% na segunda-feira e outros 5,4% na terça-feira, parte de uma venda mais ampla de criptomoedas alimentada pela inflação mais alta do que a prevista nos EUA e pela interrupção dos saques pela plataforma de empréstimos Celsius.

Coleções populares de NFT, incluindo o Bored Ape Yacht Club (BAYC), favorito das celebridades, também estão sendo duramente atingidas.

Gates também defendeu os esforços bancários digitais que ele apoiou por meio de suas fundações filantrópicas, que descreveu como “centenas de vezes mais eficientes” do que as criptomoedas.

Com informações da Bloomberg.

Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 19h10
S&P 500 registra pior primeiro semestre desde 1970, Nasdaq cai quase 30% no semestre

O índice Nasdaq, que reúne empresas não financeiras e as de tecnologia, caiu mais de 20% nos últimos três meses, seu pior desempenho desde 2008

José Eduardo Costa Atualizado em 30.jun.2022 às 18h59
Bitcoin registra sua pior perda trimestral em mais de uma década

No final da tarde desta quinta-feira o bitcoin registrava baixa de 58% de seu valor no segundo trimestre de 2022, a pior queda trimestral em mais de uma década

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 15h17
Dólar apaga ganhos e fica abaixo dos R$ 5,20

Moeda americana chegou a R$ 5,27 na máxima do dia

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 10h21