IPO: como é definido o preço de uma ação?

Conheça mais sobre o mecanismo de abertura de capital das empresas e como é feito o cálculo para chegar ao valor que você investidor paga por ação

De vez em quando, surge alguma notícia de que uma empresa começará o processo de IPO. Mas, afinal de contas, o que isso significa, e mais, como as companhias definem os preços das ações? Para responder essas questões, a Inteligência Financeira conversou com alguns especialistas, que trouxeram não só essas como outras informações sobre a chamada “Oferta Pública Inicial”.

O que é e como funciona o processo de IPO?

Então, começamos explicando sobre essa sigla, que em inglês significa “Initial Public Offering”. De maneira geral, o IPO ocorre quando uma empresa decide ir para a bolsa de valores buscar novos sócios para capitalizar os negócios. É a chamada abertura de capital.

“E a partir daí, qualquer investidor interessado poderá se tornar acionista da empresa, que passa a ter uma parte do capital e ter direito à distribuição de lucros e participação nas principais decisões estratégicas, de acordo com a proporção de ações que possui”, explica Marcos Piellusch, professor da FIA Business School.

Ou seja, o IPO é uma forma de captação de recurso. “E esse recurso que é adquirido por meio desses investidores será utilizado para o próprio negócio da empresa. Portanto, para a ampliação de projetos, construção de novas estruturas etc”, acrescenta Larissa Frias, planejadora financeira do C6 Bank.

Vale saber, aliás, que além da definição dos preços das ações, a emissão desse produto financeiro pode ser primária ou secundária. “A emissão primária representa a venda de ações novas. O que faz com que os recursos que vêm dos investidores sejam direcionados para a empresa, com a finalidade de fazer investimentos, pagar dívidas, entre outros”, afirma Piellusch.

Já a emissão secundária representa a venda de ações que anteriormente eram de outros sócios, que com o IPO reduzem ou vendem a totalidade da sua participação. “Nesse caso, os recursos migram dos antigos acionistas para os investidores”, diz o professor.

Qualquer empresa pode fazer um IPO?

De acordo com Renata Dominguez, managing director e head de ECM do Itaú BBA, em geral as companhias que fazem IPO são empresas maduras que já tem um histórico de entrega de resultados, de auditoria e de profissionalização. “Geralmente, são companhias de grande porte, tendo um valor de mercado que gira em torno de bilhões de reais”, complementa a especialista.

Além disso, apenas empresas que se enquadram como Sociedades Anônimas podem abrir o capital e fazer a oferta dos preços de ações pelo IPO. “Sem esquecer que a companhia precisa realizar uma série de registros junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a B3 e ter uma série de mecanismos de governança corporativa. Para, assim, se relacionarem melhor com os acionistas e profissionalizar o processo decisório”, afirma Piellusch.

Importância de um IPO para a empresa

Então, é perceptível que o processo de abertura de capital, assim como a definição dos preços das ações é bastante interessante para uma empresa. Afinal, é uma oportunidade de se tornar mais transparente e atraente ao mercado.

“Também serve como oportunidade de avaliar sua estratégia e patrimônio. Mesmo sendo um capital com custo elevado, o IPO pode trazer benefícios de transparência, credibilidade e estratégia para a empresa e para o mercado”, esclarece Samuel Barros, doutor em administração e reitor do Ibmec RJ.

Outro ponto importante está no ganho de visibilidade para a empresa. “Isso porque, a companhia consegue uma abrangência mais significativa, ela tem uma atratividade maior, uma vez que os investidores têm um acesso mais fácil a essa companhia”, diz Larissa Frias.

Sem esquecer, claro, que esse processo também traz mais responsabilidades para as empresas, que precisa ser mais transparente nas suas demonstrações financeiras. “A publicação dos dados econômicos e financeiros auditados é obrigatória. Existe também a recomendação da criação de conselhos. Além disso, a responsabilidade com os acionistas minoritários passa a ser ainda mais importante, por motivos de transparência e credibilidade (da empresa e da bolsa)”, argumenta Barros.

E não são somente os negócios que ganham com a abertura de capital, mas também a economia em si. “Isso porque, é por meio desse mecanismo que as empresas podem expandir suas atividades, gerando mais empregos e renda para a economia. O IPO é um dos mecanismos mais importantes para promover o desenvolvimento econômico, geração de renda e investimento”, acredita Marcos Piellusch.

Como são definidos os preços das ações?

E como deu para perceber, existe todo um processo para o IPO e para chegar aos preços das ações. Para você entender melhor como funciona esse mecanismo, separamos um passo a passo. Veja só!

Elaboração do plano de negócios

Para chegar no cálculo do preço das ações, em primeiro lugar, a empresa vai construir um plano de negócios. E esse documento será feito a partir dos planos para o futuro, considerando os recursos obtidos com a abertura de capital.

Cálculo do valor da empresa

Com base nesse plano, é feito o cálculo do chamado valuation, utilizando o método do fluxo de caixa descontado. “Por esse método, o valor da empresa é proporcional aos resultados futuros que a companhia vai gerar. Quanto maiores os resultados, maior o valor”, explica Marcos Piellusch, da FIA Business School.

Aliás, é uma empresa especializada quem calcula o valor econômico da companhia com base em premissas e expectativas para a empresa e o mercado em que atua. “Essa avaliação econômica é ajustada por meio de uma taxa de desconto em que os analistas tendem a considerar as incertezas das projeções”, afirma Samuel Barros, do Ibmec RJ.

Definição das características da oferta, com quantidade e preços das ações

A partir do valor estimado da empresa, é possível definir em quantos “pedaços” esse valor será dividido. “É como se fosse um bolo, em que você define o tamanho do pedaço a partir do que cada pessoa pode ‘comer’. Com as ações é o mesmo”, explica Piellusch.

Para completar, Barros traz um exemplo: “se uma empresa foi avaliada em R$ 500 milhões e vai ofertar 100 milhões de ações, cada ação será vendida na oferta inicial (IPO) por R$ 5 reais.”

Preparação do prospecto preliminar

A etapa seguinte é a criação desse documento, chamado de prospecto preliminar, que contém todas as informações sobre a empresa. “Os dados vão desde planos sobre o que será feito com os recursos captados, até intervalo dos preços das ações e outros detalhes. Nesse momento, portanto, os investidores podem demonstrar interesse em comprar ações da empresa por meio das corretoras e bancos”, conta Piellusch.

Road show e bookbuilding

Enquanto ocorre a preparação do prospecto, a empresa faz o chamado road show, quando apresentará a grandes investidores e fundos os planos da empresa. “E caso haja interesse por esses investidores em adquirir grandes quantidades de ações da empresa, ocorre o preenchimento do livro de ofertas, no processo chamado de bookbuilding”, diz o professor.

Preparação do prospecto definitivo

Por fim, definidos os preços das ações, ocorre a divulgação do prospecto definitivo, que conterá as informações finais sobre o valor e outras características da venda das ações.

Depois disso, ocorre o planejamento da data oficial para a abertura do IPO da empresa dentro da bolsa de valores. Aquela famosa imagem do CEO e diretores da companhia batendo o martelo na sede da B3, que marca, de fato, a abertura de capital.