Dividendos: descubra o que sabemos sobre o tema; desde pagamento até o que são

Investidor busca neles uma estratégia para aumentar seus rendimentos; mas será que você sabe o suficiente a respeito?

Não é de hoje que o investidor busca nos dividendos uma estratégia para aumentar seus rendimentos… Então, pensando nisso, a Inteligência Financeira resolveu agregar em um só lugar parte do que sabemos a respeito do assunto.

Aqui, o investidor encontrará desde informações básicas até notícias mais recentes sobre dividendos, como está que relaciona o pagamento a uma eventual redução da taxa básica de juros da economia, a Selic.

Dividendos de bancos e empresas de serviços devem brilhar

De acordo com reportagem publicada no início de junho, acionistas de instituições financeiras e de concessionárias de serviços públicos devem estar entre os primeiros a perceberem um aumento na distribuição.

Isso vai ocorrer, pois empresas consolidadas, com ótima geração de caixa e baixo endividamento, reúnem as melhores condições neste novo cenário. Mas, antes, os juros precisam cair.

O que são dividendos e quando eles são pagos

Mas se você precisa voltar algumas casas e, primeiro, entender o que são dividendos, sem problema.

Neste vídeo abordamos esse assunto e quando o investidor recebe essa remuneração. Vale aqui explicar: dividendo nada mais é do que o lucro de uma empresa dividido entre os acionistas. E, normalmente, o anúncio sobre sua distribuição acompanha a divulgação do resultado operacional de uma companhia.

Confira um calendário de pagamentos recente

Para saber quais empresas vão realizar esses pagamentos, a Inteligência Financeira preparou um calendário, que começou em maio.

Esta reportagem mostra quais são as companhias que distribuem lucros a partir da quarta semana de maio, trata-se de uma boa fonte de consulta para saber se você tem direito ou não se já investe na bolsa.

Melhores pagadoras de dividendos

Recentemente, ainda, em reportagem atualizada em maio deste ano, mostramos quais eram as 50 empresas que pagavam melhores dividendos, um conteúdo que foi produzido a partir de levantamento feito pela TC Economática.

O critério principal levava em conta as companhias que registraram maiores aumentos em pontos percentuais em Dividend Yield entre dezembro de 2013 e dezembro do ano passado.

Portanto, se quiser acessar a lista, basta clicar no link.