O que são dividendos? Quando o investidor recebe essa remuneração?

Dividendo é o lucro de uma empresa dividido entre os acionistas. Saiba mais sobre eles e quais empresas pagam essa remuneração

Se tem uma coisa que todo mundo gosta, é quando cai um dinheiro extra na conta. Para quem investe em ações, isso acontece com certa frequência quando a empresa resolve partilhar seus dividendos.

Dividendo nada mais é do que o lucro de uma empresa dividido entre seus acionistas. A existência dos dividendos é umas das maiores vantagens para se investir em ações, pois você não precisa se desfazer dos seus papeis pra ganhar dinheiro. E quer mais? Dividendo é isento de imposto de renda. Companhias elétricas, bancos e empresas de serviços essenciais pagam dividendos regularmente.

Sabe o que esses tipos de empresas tem em comum? Elas têm pouco investimento e um caixa mais polpudo, com boa margem financeira em um setor concentrado e previsível. Daí, repartem uma boa fatia de seus lucros, pois como não tendem a crescer exponencialmente, a distribuição de dividendos é uma forma de atrair investidores. 

Até por isso, tem investidor que não vê dividendo como uma coisa boa, justamente porque os dividendos sinalizam que a empresa não vai mais investir nela mesma, portanto, não deve crescer tanto mais. Mas são os dois lados da mesma moeda.

Embora os dividendos sejam uma forma de atrair mais acionistas, eles não vão cair na sua conta como um salário. Os diretores das empresas têm discussões sobre se haverá pagamento, qual a quantia a ser paga, quando isso vai acontecer e quais acionistas receberão. A média é ter pagamento de uma, duas ou até três vezes por ano.

O anúncio de distribuição de dividendos geralmente acompanha a divulgação do resultado operacional do negócio no trimestre. No comunicado, está descrito quando será efetuado o pagamento e quais acionistas terão direito ao recebimento, além de qual será o valor pago por ação.

Saiba mais sobre os dividendos no vídeo do Glossário IF!