Dica do especialista: fundo imobiliário com foco em ativos dos EUA
Itaú Index REITs tem 19 títulos de empresas de telecomunicações, comércio eletrônico, data centers
Você já pensou em ser sócio ou investidora em um galpão nos Estado Unidos? Essa foi a dica desta terça-feira (29) do especialista em investimentos do Itaú Unibanco, Italo Martinelli, no nosso Manhã Inteligente. Loucura? Coisa de investidor megalomaníaco? Nada disso. O que Martinelli propõe é um investimento que leva em consideração todo o cenário econômico mundial, além das tendências, tanto da indústria quanto do varejo. “O Itaú Index REITs é um fundo imobiliário que tem 19 ativos dos Estados Unidos em carteira, com foco em empreendimentos da nova economia, como telecomunicação, comercio eletrônico como galpões, data centers”, afirmou Martinelli.
Este é o primeiro fundo de ações do banco voltado ao mercado imobiliário dos Estados Unidos. O investimento compra REITs (Real Estate Investment Trust), que são como os FIIs brasileiros: eles financiam, ou operam e até são donos de imóveis. Este fundo é apenas para investidores com mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras, os chamados investidores qualificados. O investimento mínimo é de R$ 1 e o produto cobra taxa de administração de 0,80%, mas não cobra taxa de performance. De acordo com o banco, o Itaú Index REITs replica o índice FTSE Nareit New Economy.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O que são os FIIs
Os fundos de investimento imobiliários (FIIs) são ativos de renda variável listados em Bolsa de Valores e passam por oscilações constantes. Martinelli explicou no Manhã Inteligente que, em 2020, no auge da pandemia de covid e a adoção do trabalho remoto, o mercado de FIIs foi muito afetado. “Historicamente, este é um investimento menos volátil do que o Ibovespa, por exemplo. A Bolsa brasileira, em geral, oscilou três vezes mais do que os FIIs. Mas, quando você for investir, você deve olhar para o longo prazo e entender que as oscilações de curto prazo vão acontecer. Mas esses são ativos geradores de renda”, disse o especialista.
Mudanças na Petrobras
Martinelli comentou também a mudança no comando da Petrobras, que agora tem o especialista em energia, Adriano Pires na presidência da companhia. “Essa mudança já estava precificada nas ações da empresa, porque o governo vinha questionando a politica de preços. Mas não deve haver grandes alterações. E esse é o terceiro presidente na Petrobras em três anos, o que gera pessimismo no mercado”, disse Martinelli.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.